O que pensam os jornalistas brasileiros sobre a transparência das suas práticas?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40656Palavras-chave:
Transparência, Percepção profissional, Jornalistas brasileirosResumo
Neste artigo, apresentamos elementos da percepção dos jornalistas sobre a transparência em sua profissão. Os dados referem-se ao contexto brasileiro e foram colhidos em 2020, por meio de um inquérito online, obtendo 353 respostas de todas as regiões do país. O questionário abordou impressões, atitudes e condições ambientais, no que se refere a comportamentos e disposições de maior abertura sobre a prática profissional. Este artigo se detém sobre a fração das questões (Q1-Q17) que ajuda a compor uma percepção corporativa sobre a transparência, explorando opiniões sobre os pares e sobre as próprias atitudes. Entre outros aspectos, os resultados revelam contradições entre as representações que os jornalistas fazem de si mesmos e suas práticas cotidianas. Eles se veem mais transparentes do que mostram seus gestos, o que permite entrever alguma indisposição para abertura da profissão ao público. Traços de uma cultura profissional decantada, entre outros fatores, ajudam a justificar tais comportamentos.
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