O que pensam os jornalistas brasileiros sobre a transparência das suas práticas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40656

Palavras-chave:

Transparência, Percepção profissional, Jornalistas brasileiros

Resumo

Neste artigo, apresentamos elementos da percepção dos jornalistas sobre a transparência em sua profissão. Os dados referem-se ao contexto brasileiro e foram colhidos em 2020, por meio de um inquérito online, obtendo 353 respostas de todas as regiões do país. O questionário abordou impressões, atitudes e condições ambientais, no que se refere a comportamentos e disposições de maior abertura sobre a prática profissional. Este artigo se detém sobre a fração das questões (Q1-Q17) que ajuda a compor uma percepção corporativa sobre a transparência, explorando opiniões sobre os pares e sobre as próprias atitudes. Entre outros aspectos, os resultados revelam contradições entre as representações que os jornalistas fazem de si mesmos e suas práticas cotidianas. Eles se veem mais transparentes do que mostram seus gestos, o que permite entrever alguma indisposição para abertura da profissão ao público. Traços de uma cultura profissional decantada, entre outros fatores, ajudam a justificar tais comportamentos.

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Biografia do Autor

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil, onde também atua como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (2020–2022), e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Christofoletti, R. (2021). O que pensam os jornalistas brasileiros sobre a transparência das suas práticas?. Revista FAMECOS, 28(1), e40656. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40656

Edição

Seção

Jornalismo