Novos caminhos da informação
Mediação e visibilidade nos protestos brasileiros de 2013
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40365Palavras-chave:
Mídias sociais, Protesto, Visibilidade, Mediação, DemocraciaResumo
Os protestos brasileiros de 2013 foram não apenas um momento marcante da vida política do país, mas também delinearam uma mudança importante na produção, difusão e consumo de informações políticas. O que propomos neste texto é abordar essas mudanças em dois sentidos: compreender o papel dos novos processos de mediação e discutir quem está realmente ganhando visibilidade nesse novo ambiente de comunicação. Entendemos que, se por um lado as mídias sociais abrem espaço para o surgimento de novos mediadores de informação, no outro há uma desigualdade de visibilidade extremamente forte entre eles. O que nos interessa é entender quais são as diferenças a) no processo de mediação e b) na dinâmica de visibilidade neste novo ambiente midiático em relação ao modelo de broadcast. Baseamos nossa análise em um corpus de 97 mil tweets coletados em torno de uma das principais hashtags usadas durante as manifestações. Nossos resultados apontam para um processo de mediação mais complexo, porém menos visível. Em termos de dinâmica de visibilidade, os padrões que encontramos na conversa sobre os protestos de 2013 mostram que o modelo de broadcast não é reproduzido, mas o tamanho do público continua influenciando no acesso à arena da visibilidade. Em ambos os casos, a principal diferença está relacionada ao papel que a sociabilidade desempenha na determinação dos caminhos pelos quais uma informação pode ou não passar.
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