O objeto, o método e a metodologia na pesquisa da circulação e midiatização (inferências a partir da obra Ethnographie de l’exposition)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.36636

Palavras-chave:

Midiatização, Circulação, Epistemologia da comunicação

Resumo

Este artigo desenvolve reflexões a partir da obra intitulada Ethnographie de l’exposition (VERÓN; LEVASSEUR, 1989). Essa escolha tem como referência nossa percepção sobre a riqueza do objeto, do método e da metodologia explícitos e implícitos nesse estudo para se pensar a linhagem de pesquisa-midiatização e processos sociais. A partir de nossas hipóteses de partida (primeira parte deste artigo), apresentamos a obra, de forma sistemática (segunda parte). Na terceira parte, desenvolvemos um conjunto de inferências singulares, tentando nos apropriar dessa investigação como um caso – estudo sobre um meio singular –, para inferências epistemológicas e metodológicas na perspectiva da midiatização e da circulação. Finalmente, apontamos questões sobre a relação entre a abordagem semioantropológica de Verón e os conceitos de campos sociais e de habitus em Bourdieu (apontando o horizonte dessa investigação em curso).

 

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Biografia do Autor

Jairo Getúlio Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil; pós-doutor em comunicação pela Universidade Nacional de Rosário (UNR), em Rosário, Santa Fé, Argentina; professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Ferreira, J. G. (2020). O objeto, o método e a metodologia na pesquisa da circulação e midiatização (inferências a partir da obra Ethnographie de l’exposition). Revista FAMECOS, 27(1), e36636. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.36636

Edição

Seção

Pensamento Midiático Comunicacional