Michel Marie e a poesia do olhar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3428Palavras-chave:
Cinema, Michel Marie, ArteResumo
Professor da Universidade Sorbonne (III) e autor de livros já incorporados à cultura cinematográfica no âmbito acadêmico, como “Dicionário teórico e crítico de cinema” e “A estética do filme”, ambos em coautoria com Jacques Aumont, Michel Marie pode ser considerado, hoje, um dos principais teóricos franceses e mundiais da história do cinema. Acaba, ainda, de lançar, junto com Laurent Jullier, “Lires les images de cinéma”, pela Larousse, no qual apresenta as ferramentas da análise fílmica, considerando as escalas do plano, da seqüência e do filme, e reflexões sobre o Cinema Mudo, a Idade de Ouro dos gêneros, as lições de vida do classicismo, o cinema da modernidade, o segundo sopro de Hollywood e a era pós-moderna.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.