A mídia e a produção de modos de ser da adolescência

Autores

  • Neuza Maria de Fátima Guareschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3378

Palavras-chave:

Comunicação, jornalismo, narrativa

Resumo

O foco desta discussão é problematizar de que modo determinadas práticas cotidianas forjam marcas identitárias, produzindo determinados modos de ser adolescente. O objetivo é circunscrever como práticas de significação na contemporaneidade produzem regimes de verdade que marcam corpos e comportamentos, governam modos de viver e de se perceber de adolescentes, fundamentando, principalmente, na cultura a partir do campo dos Estudos Culturais e na discussão foucaultiana sobre o conceito de discurso. O material de análise sustenta-se em uma reportagem, do dia 7 de dezembro de 2003 de um veículo de comunicação de ampla circulação no RS, a qual apresenta uma classificação realizada por adolescentes e que propõe códigos de comportamentos usando como critérios o vestuário e a aparência do corpo.

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Biografia do Autor

Neuza Maria de Fátima Guareschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Guareschi, N. M. de F. (2008). A mídia e a produção de modos de ser da adolescência. Revista FAMECOS, 13(30), 81–90. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3378

Edição

Seção

Mídia e identidade