A mídia e a produção de modos de ser da adolescência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3378Palavras-chave:
Comunicação, jornalismo, narrativaResumo
O foco desta discussão é problematizar de que modo determinadas práticas cotidianas forjam marcas identitárias, produzindo determinados modos de ser adolescente. O objetivo é circunscrever como práticas de significação na contemporaneidade produzem regimes de verdade que marcam corpos e comportamentos, governam modos de viver e de se perceber de adolescentes, fundamentando, principalmente, na cultura a partir do campo dos Estudos Culturais e na discussão foucaultiana sobre o conceito de discurso. O material de análise sustenta-se em uma reportagem, do dia 7 de dezembro de 2003 de um veículo de comunicação de ampla circulação no RS, a qual apresenta uma classificação realizada por adolescentes e que propõe códigos de comportamentos usando como critérios o vestuário e a aparência do corpo.Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
DUSCHATZKY, S.; SKLIAR, C. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (orgs). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FISCHER, R. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GUARESCHI, N. Políticas de Identidade: novos enfoques e novos desafios para a Psicologia Social. Psicologia e Sociedade, São Paulo, v. 12, p. 110-124, 2000.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRGS/FACED, v.22, n. 2, jul/dez, p. 15-46, 1997.
HÜNING, S. M. Ordinário Marche! A constituição e o governo de crianças/adolescentes pelo risco-diferença. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade Psicologia, Porto Alegre, PUCRS, 2003.
IÑIGUEZ, L.; HAMMOUTI, N.; MARTINS, J. B. (org). Temas em Análise Institucional e em Construcionismo Social. São Carlos: Rima, 2002.
SANTOS, L. Um preto mais clarinho... ou dos discursos que se dobram nos corpos produzindo o que somos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n. 2, jul./dez., p. 81-115, 1997.
VEIGA-NETO, A. Olhares.In: COSTA, Marisa (org). Caminhos investigativos. Porto Alegre: Editora Mediação, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.