O cinema da busca: discursos sobre identidades culturais no cinema brasileiro dos anos 90

  • Miriam de Souza Rossini/ Unisinos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Cinema brasileiro, representações, identidade

Resumo

A proposta deste artigo é analisar o cinema como mediador de representações em torno das identidades culturais de um grupo. A partir de aportes teóricos de autores como Stuart Hall e Manuel Castells se procurará fazer um estudo de caso centrado em dois filmes brasileiros, produzidos durante os anos 90: Terra Estrangeira, 1995, de Walter Salles e Daniela Thomas, e Central do Brasil, 1997, de Walter Salles, que desde os títulos apontam para uma discussão em torno das questões de representações das identidades culturais brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam de Souza Rossini/ Unisinos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com Doutorado Sanduíche na França junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (1998). Mestre em Artes-Cinema pela Universidade de São Paulo (1994). Bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988). Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). É Professora Associada do Departamento de Comunicação (DECOM) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra disciplinas sobre mídias audiovisuais e estética audiovisual. Foi professora da Unisinos de 1996 a 2006.

Referências

ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.

AUMONT, Jaques. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 1995.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: proposta para uma história. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e Cidadãos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHARTIER, Roger. A história Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

GARDNIER, Ruy. Como se constrói um país. In: Cinema Brasileiro Anos 90: 9 questões. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, p. 21-22, 2001.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra: Embrafilme, 1980.

GUILLEN, Maria Cristina. O sertão e a identidade nacional em Capistrano de Abreu. In: BURITY, Joanildo (org.). Cultura e identidade. Perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

HALL, Stuart. Identidades Culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

HOBSBAWN, E., RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes. A (re)significação da paisagem no período contemporâneo. In: ROSENDALL, Zeny, CORRÊA, Roberto L. Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de novo. Um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

ORTIZ, Renato. Mundialização da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1998.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

PRADO, Guilherme de Almeida. O elo perdido. Revista USP, São Paulo, Dossiê Cinema Brasileiro, n. 19, p. 24-29, set./out./nov. 1993.

SOUZA, Carlos Roberto de. Humberto Mauro. In: Cinema Brasileiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, p. 105-121, 1987.

ROSSINI, Miriam de Souza. O que mostramos de nós? A América Latina nas Telas. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, Famecos/PUCRS, n. 7, p. 17-24, dez. 2001.

ROSSINI, Miriam de Souza. Os filmes de reconstituição histórica nos anos 90 e a memória nacional. ArtCultura, Revista do NEHAC/UFU, Uberlândia, v. 3, n. 3, p. 81-86, 2001.

Publicado
2008-04-13
Como Citar
Rossini/ Unisinos, M. de S. (2008). O cinema da busca: discursos sobre identidades culturais no cinema brasileiro dos anos 90. Revista FAMECOS, 12(27), 96-104. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.27.3326
Seção
Mídia e Representação