Mundos imaginados pela TV: Muvuca e outros programas de entrevistas

  • Suzana Kilpp Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Mundos televisivos, Muvuca, Televisão

Resumo

Os programas têm sido tratados como os produtos que as emissoras de TV oferecem aos espectadores, num cardápio chamado de programação. Mas, certas práticas, as moldurações, fazem os programas de TV serem quadros de experiência de mundos tipicamente televisivos. O artigo analisa panoramas do programa Muvuca e conjetura sobre mundos que são nele imaginados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Kilpp, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Possui registro de socióloga, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora do PPG em Ciências da Comunicação, do curso de Comunicação Digital e do eixo Comunicação Social do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e pesquisadora do CNPq. Tem experiência nas áreas da História e da Comunicação, com ênfase em Comunicação, principalmente nos seguintes temas: tecnocultura audiovisual, audiovisualidades, televisão, história da arte e das mídias, técnicas e estéticas audiovisuais. Coordena o grupo de pesquisa Audiovisualidades da Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv).

Referências

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna, 1981.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

_____. La imagen-movimiento. 3. ed. Barcelona: Paidós, 1994.

FERNÁNDEZ, Manuel Carlos. Influencias del montage en el lenguaje audiovisual. Madrid: Ediciones Libertarias/Prodhufi, 1997.

KILPP, Suzana. Ethicidades televisivas. Sentidos identitários na TV: moldurações homológicas e tensionamentos. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Lisboa: Portugalia, 1955.

SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. Rio: Vozes, 1980.

Publicado
2008-04-13
Como Citar
Kilpp, S. (2008). Mundos imaginados pela TV: Muvuca e outros programas de entrevistas. Revista FAMECOS, 12(27), 86-95. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.27.3325
Seção
Mídia e Representação