O cinema brasileiro nas telas argentinas no período dos estúdios (1933-1954)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.33188

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro. Exibição. Argentina.

Resumo

Este artigo aborda o conjunto de longas-metragens brasileiros sonoros exibidos nos cinemas de Buenos Aires no período de 1933 a 1954, ou seja, quando do predomínio do estúdio como base da produção. Trata-se do resultado de uma ampla pesquisa de fontes primárias, tais como revistas e jornais, realizada em Buenos Aires. O texto tem por metodologia a historiografia do cinema. Ele objetiva descrever e analisar as características principais de cada um dos filmes que alcançaram as telas argentinas, o seu lançamento em Buenos Aires e a repercussão na imprensa, bem como discutir os traços comuns destas produções e as suas dificuldades naquele mercado. Entre outros pontos, destaca-se a questão da língua como um entrave para a produção brasileira e a necessidade da associação entre brasileiros e argentinos para alcançar uma melhor circulação das películas.

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Biografia do Autor

Arthur Autran Franco de Sá Neto, Universidade Federal de São Carlos (PPGIS-UFSCar), São Carlos, SP

Professor associado no Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS-UFSCar). Doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

Neto, A. A. F. de S. (2020). O cinema brasileiro nas telas argentinas no período dos estúdios (1933-1954). Revista FAMECOS, 27(1), e33188. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.33188

Edição

Seção

Mídia e Cultura