Territórios, arquétipos e tribos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3306Palavras-chave:
Pós-modernidade, espaço, arquétiposResumo
O artigo tenta compreender a relação entre espaço e sociedade. Para tanto, apóia-se em Maffesoli e nos seus pensamentos sobre o espírito pós-moderno. Dá exemplos de apropria- ção de territórios diferentes, desenvolvendo a imagem que faz referência à angustia dos habitantes e, em conseqüência, ao local na sua dimensão de ‘localismo afetual’, postos em cena através do arquétipo “refúgio”.Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. Les larmes d’Eros. Paris: 1ère. édition, 1978.
DURAND, G. e SUN, C. Mythes, thèmes et variations. Paris: Desclée de Brouwer, 2000.
Les Structures Anthropologiques de l’Imaginaire. Paris: Dunod, 1992.
DURAND, Y. L’exploration de l’imaginaire. Paris: L’Espace Bleu, 1988.
MAFFESOLI, Michel. Le temps des tribus. Le déclin de l’individualisme dans les sociétés postmodernes. Paris: La Table Ronde, 2000.
_____. La part du Diable. Précis de subversion postmoderne. Paris: Flammarion, 2002.
_____. Notes sur la postmodernité, le lieu fait lien. Paris: Éd. du Félin/Institut du monde arabe, 2003.
_____. Du nomadisme, vagabondages initiatiques. Paris: Libr. Générale Française, 1997.
PITTA, Danielle Perin Rocha. Para uma arquitetura sensível. In: PITTA, Danielle Perin Rocha; NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes (Orgs.). Imaginário e complexidade. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1998.
SIGANOS, André. Le Minotaure et son mythe. Paris: Puf, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.