Não basta ser DJ: tem que ser underground! Sobre coletivos e comunidades virtuais de música eletrônica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3303Palavras-chave:
Internet, comunicação, inteligência coletivaResumo
Neste artigo interessa-nos problematizar a perspectiva que entende a Internet como uma mídia essencialmente democrática, onde floresce um novo espaço público de debate. Nele, todos trabalhariam para a construção de uma nova ágora, nos moldes de uma inteligência coletiva.Downloads
Referências
BRUNO, Fernanda & VAZ, Paulo. Agentes.com: cognição, delegação, distribuição. Revista Contracampo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, n. 7, p. 23–38, 2002.
ESS, C. El ordenador politico. Hipertexto, democracia e Habermas. In: Landow, G (org.) Teoria del hipetexto. Barcelona: Paidós, 1997.
HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (org). A Invenção das Tradição. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LANDOW, George. Hipertexto. La convergencia de la teoria critica contemporanea y la tecnologia. Barcelona: Ed. Paidós, 1995.
_____. (org.). Teoria del Hipertexto. Barcelona: Ed. Paidós, 1997.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993.
_____. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
REYNOLDS, Simon. Generation Ecstasy: into the world of techno and rave culture Routledge. EUA: 1999.
RHEINGOLD, Howard. The Virtual Community: Homesteading of the Electronic Frontier. Reading, MA: Addison-Wesley, 1993.
SÁ, Simone Pereira de. O Samba em Rede: observações sobre comunidades virtuais e carnaval carioca. Revista Lugar Comum, NEPCOM, Rio de Janeiro, n. 12, p. 107-136, set./dez. 2000.
_____. Utopias Comunais em Rede. Discutindo a noção de comunidade virtual. Revista Fronteiras, Unisinos, São Leopoldo, v. III, n. 2, 2001.
_____. Netnografias. Aproximações microscópicas da sociedade em rede. In: Aidar, J. L. (org.). A crítica das práticas midiáticas. Ed Hacker, 2002.
_____. Comunidades Virtuais e Atividade Ergódica. In: França (org.). Livro do XI COMPÓS 2002. Porto Alegre: ED. Sulina, 2003.
_____. Música eletrônica e tecnologia: reconfigurando a discotecagem. In: LEMOS, André; CUNHA (orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
THORNTON, Sarah. Club Cultures. Music, Media and Subcultural Capital. Wesleyan Univ. Press. Published by University Press of New England, Hanover. Londres, 1996.
TONNIES, F. Community and society. East Lansing, MI: Michigan State Univ.Press, 1957.
TURKLE, Sherry. The Second Self. Cambridge. MIT Press, 1984.
_____. Life on the Screen. Cambridge. MIT Press, 1996.
WATSON, Nessim. Why do we argue about virtual community: a case study of the Phish.Net Fan Community. In: JONES, Steven. Virtual Culture. Identity & Communication in Cybersociety. London. Thousand Oaks, New Delhi: Sage Pub, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.