Nômades globais na era digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3261Palavras-chave:
Comunicação por dispositivos móveis, Mídias, GlobalizaçãoResumo
Gostaria de explorar as implicações da comunicação móvel ao contextualizá-lo tanto historicamente como em termos do uso de outros tipos de mídia. Isso requer análise em um alto nível de abstração. Em vez de me envolver em uma análise de nível micro do uso cotidiano de telefones celulares, tentarei apresentar um argumento de nível macro sobre o lugar da telefonia móvel na evolução global ao longo dos milênios de formas de conexões humanas a lugares e conexões entre pessoas. Meu argumento geral é que, à medida que nos movemos rapidamente para uma nova era de globalização e comunicação sem fio, estamos também em espiral para trás, de alguma maneira, para a primeira forma de associação humana: a caça nómada e recolha. Em suma, estamos nos tornando "nômades globais".Downloads
Referências
GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Anchor, 1959.
MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge: MIT Press, 1994.
MEYROWITZ, Joshua. The Changing Global Landscape. Atlanta: Quest, 1991.
______. Global Permeabilities. In: LARRETA, Enrique Rodriguez (org.). Media and Social Perception. Rio de Janeiro: Unesco/ISSC/Educan, 1999.
______. Web of Lies. Disponível em: www.inthesetimes.com/comments.php?id=318_0_1_0_C Acesso em: 1 Set. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.