A ciência como bifurcação: uma homenagem à Ilya Prigogine

Autores

  • Maria da Conceição de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3251

Palavras-chave:

Comunicação, filosofia, ciência

Resumo

A Universidade Livre de Bruxelas e o Instituto de Química, em particular, perderam um professor que honrava a instituição por suas pesquisas nas fronteiras da química, da física e da filosofia. A comunidade científica mundial conta agora com a ausência de um dos cientistas mais brilhantes do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Antropóloga. Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP, Brasil. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM. Membro da Association International pour la Pensée Complexe – Paris. Membro do Conselho Científico Internacional da Multiversidade Mundo Real Edgar Morin (Hermosillo – México). Membro do Conselho da Cátedra para la Transdisiplinaridad (Valladolid – Espanha). Coordenadora, pelo Grecom/UFRN, do primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante Unesco Edgar Morin – CIUEM, com sede em Buenos Aires, Argentina. 

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

_______. Epistemologia: trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

PRIGOGINE, Ilya. A nova aliança. Brasília: Editora da UnB, 1997.

_______. Ciência, razão e paixão (Organização de Maria da Conceição de Almeida e Edgard de Assis Carvalho). Belém: EDUEPA, 2001.

_______. Do ser e do devir. Entrevistas a Edmond Blattchen. São Paulo: UNESP/EDUEPA, 2002.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Almeida, M. da C. de. (2008). A ciência como bifurcação: uma homenagem à Ilya Prigogine. Revista FAMECOS, 11(23), 77–84. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3251

Edição

Seção

Teorias