Objetividade em jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento

  • Liriam Sponholz Universidade de Leipzig
Palavras-chave: Objetividade, Jornalismo, Mídia

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver um conceito de objetividade em jornalismo. Para isto, toma-se como ponto de partida a teoria do conhecimento. Pretende-se discutir a diferença entre objetividade de um lado e de outro lado relevância, exatidão ou precisão, neutralidade, imparcialidade, pluralismo, consenso e utilidade. Neste con texto deve-se analisar se, e como, estes conceitos podem contribuir para esclarecer o problema da objetividade em jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liriam Sponholz, Universidade de Leipzig

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná e doutoranda em comunicação pela Universidade de Leipzig, Alemanha

Publicado
2008-04-11
Como Citar
Sponholz, L. (2008). Objetividade em jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento. Revista FAMECOS, 10(21), 110-120. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.21.3219
Seção
Estudos em Jornalismo