O ataque ao World Trade Center na ótica de Guy Debord e a guerra contra o Iraque como a atualização do espetáculo

Autores

  • Maria José L. Barreras Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3203

Palavras-chave:

Sociedade do Espetáculo, Fetichismo da mercadoria, Alienação

Resumo

Este artigo propõe-se a incursionar por alguns dos caminhos teóricos percorridos por Guy Debord, que o levaram a constituir a categoria sociedade do espetáculo. O tratamento dado pela mídia à explosão do WTC, a possível guerra contra o Iraque e a passividade do consumidor de imagens permitem sua aplicação.

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Biografia do Autor

Maria José L. Barreras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professora do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Referências

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ZERO HORA. Porto Alegre, p. 1, 7 mar. 2003.

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Publicado

2008-04-11

Como Citar

Barreras, M. J. L. (2008). O ataque ao World Trade Center na ótica de Guy Debord e a guerra contra o Iraque como a atualização do espetáculo. Revista FAMECOS, 10(20), 57–64. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3203

Edição

Seção

Dossiê França