Bem-vinda constelação da desordem: a presença do pensamento francês no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3200Palavras-chave:
Comunicação, Pensamento Francês, EpistemologiaResumo
Pelo menos no âmbito das chamadas ciências humanas, a entrada do pensamento francês no Brasil inaugura um patamar epistemológico complexo e capaz de religar cultura científica e cultura humanística. Mesmo que a aclimatação em certos redutos da hegemonia acadêmica brasileira tenha operado, por vezes, uma simplificação normalizadora, a cosmologia do pensamento francês contemporâneo tem sido responsável pela crítica dos conceitos consolidados, de verdades unitárias e das ortodoxias estabelecidas pela força dos paradigmas.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição. Complexidade e cosmologias da tradição. Belém: EDUEPA, 2001.
DELLEUZE, G; GUATARRI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
______. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. 82-83 e 203 p.
LAPOUGE, Gilles. Brasil, real e imaginário que fascinam a França. O Estado de São Paulo, São Paulo, 21 abr. 1996. Caderno 2.
LÉVI-STRAUSS, Claude. De perto e de Longe - Claude Lévi-Strauss, Didier Eribom. Tradução de Léa Mello e Julieta Leite. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.