Produção, audiência e tecnologia: quem comanda o espetáculo na TV?

  • Jacques A. Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Comunicação, recepção, televisão

Resumo

Este estudo faz uma revisão crítica das principais tendências teóricas sobre recepção, considerando em especial a era da audiência televisiva e o forte impacto que o novo meio causou nas sociabilidade e subjetividade humanas. No embate estão visões subjetivistas, marxistas, culturalistas e tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques A. Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

ABRECROMBIE, Nicholas. Television and Society. Cambridge, UK: Polity Press, 1996.

ANG, Ien. Desesperately seeking the audience. London: Routledge, 1991.

BARBERO, Jesús Martín; MUÑOZ, Sonia. Televisón y Melodrama. Tercer Mundo Editores, 1992.

BARWISE, Patrick; EHRENBERG, Andrew. Television and its Audience. Sage, 1988.

BOGART, L..The age of television. New York: Frederick Ungar, 1972.

BOYD-BARRET, Oliver; NEWBOLD, Chris. Approaches to media - a reader. London: Arnold, 1995.

BRITTOS, Valério Cruz. Recepção e TV a cabo. São Leopoldo: Unisinos, 2000.

BUCKINGHAM, David. The making of citizens. London: Routledge, 2000.

CURRAN, James. The new revisionism in mass communication research: a reappraisal. In: Blumler, J.G. et al. (eds) (1990) European Journal of Communication. v. 5, n. 2. London: Sage, 1990.

DICKINSON, Roger et al (eds). Approaches to audiences - a reader. London: Arnold.

ECO, Umberto. The role of the reader: explorations in the semiotics of texts. Bloomington: University of Indiana Press, 1979.

EHRENBERG, A.S.C.; Goodhardt, G.J.. The viewing of Different Programme Types. London Business School: CmaC Working Paper, 1988.

EHRENBERG, A.S.C. et all. The television audience: patterns of viewing. England: Saxon House, 1978.

FISKE, J.. Television: polisemy and popularity. Critical studies in mass communication. v. 3, pp. 391-408, 1986.

FRANK, Ronald E.; GREENBERG, Marshall G. Audiences for Public TV. Sage, 1982.

GOODHARDT, G.J., Ehrenberg, A.S.C.; COLLINS, M.A. The television Audience: Patterns of Viewing. Farnborough: Saxon House, 1975.

GOMES, Pedro Gilberto (Org). Televisão e audiência. São Leopoldo: Unisinos, 1996.

___________. Reflexões em torno do problema da recepção. 1994.

HALL, S. Encoding/decoding in television discourse. In: HALL et al. (eds). Culture, Media, Language. London: Hutchinson, 1973.

HARTLEY, John. Uses of Television. Routledge. London, 1999.

JACKS, Nilda. Querência. Cultura regional como mediação simbólica - um estudo de recepção. Porto Alegre - UFRGS, 1999.

LEAL, Ondina F. A leitura social da novela das oito. Petropólis: Vozes, 1986.

LEWIS, J.. The ideological octopus: na exploration of television and its audience. London: Routledge, 1991.

LIVINGSTONE, Sonia. Making sense of television. London: Routledge, 1990.

LIEBES, Tamar; KATZ, Elihu. Patterns of involvement in television fiction: a comparative analysis. In: Bluler, J.G. et al (eds). European Journal of Communcation, v . 1, n. 2, pp. 152-154, 166-170, 1986.

LOPES, Maria Immacolata V.. Mediações na recepção: um estudo brasileiro dentro das tendências internacionais. Trabalho apresentado no Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo, 1998.

MARC, David. Begining to begin again. In: Horace Newcomb (ed). Television- the critical view. Oxford, New York: Oxford University Press, 1987.

MORLEY, D. Television, Audiences and Cultural Studies. London: Routledge, 1992.

____________. Family Television: cultural power and domestic leisure. London: Comedia, 1986.

____________. The natiowide audience. London: British Film Institute, 1980.

MURDOCK, Graham. Mass communication and the construction of meaning. In: Armistead, N. (ed.) Reconstructing Social Psychology, Harmondsworth: Penguin, 1974.

OROZCO, Guillermo. Hacia uma dialética de la recepción televisiva. In: Comunicação e Política na América Latina, ano XIII, n. 23, 25. São Paulo: Cebela, 1993.

___________. Hablan los televidentes: estudios de recepción em varios países. México: Universidade Iberoamericana, 1992.

___________. Pesquisa de recepção: investigadores, paradigmas, contribuições latino-americanas. In: Revista Brasileira de Comunicação. n. 1. Intercom. São Paulo, 1993.

PARKIN, F. Class Inequality and Political Order. London: Paladin, 1971.

POWER, Robert T.. The changing TV audience in America. New York: Columbia University Press, 1985.

RADWAY, Janice A. Reading Reading the Romance: Women, patriarchy, and popular literature. London: Verso, 1987.

TULLOCH, John. Watching television audiences. London: Arnold, 2000.

Publicado
2008-04-11
Como Citar
Wainberg, J. A. (2008). Produção, audiência e tecnologia: quem comanda o espetáculo na TV?. Revista FAMECOS, 9(19), 98-114. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3190
Seção
Mídia