A subordinação do jornalismo à lógica capitalista da indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3158Palavras-chave:
Técnica, Devir, NietzscheResumo
O presente trabalho visa refletir sobre a implantação da indústria cultural no Brasil, particularmente no ramo da imprensa, e sobre as implicações da introdução da lógica empresarial no jornalismo. Tais reflexões são desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, circunscrita, em linhas gerais, à perspectiva teórica da economia política das comunicações. Para a consecução desses objetivos, iniciaremos fazendo um resgate histórico e do contexto econômico e político de implantação da indústria cultural no Brasil. Num segundo momento, trataremos da perspectiva teórica que orienta nossa leitura do assunto – a economia política -, procurando esclarecer seus pressupostos fundamentais. Por fim, procuraremos tratar com mais especificidade das implicações da introdução da lógica da indústria cultural no jornalismo.Downloads
Referências
BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. São Paulo: Ática, 1990.
CAPPARELLI, Sérgio. Zanzibar de novas tecnologias: imprensa regional e Zero Hora. In: Temas contemporâneos em comunicação. São Paulo: Edicon/Intercom, 1997. p. 109-126.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 159-204.
SILVA, Carlos Eduardo Lins da. O adiantado da hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro. São Paulo: Summus, 1991.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1994.
FILHO, Ciro Marcondes. O capital da notícia: jornalismo como produção social de segunda natureza. São Paulo: Ática, 1989.
MATTELART, Armand e Michèle. História das teorias da comunicação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
TASCHNER, Gisela. Folhas ao vento: análise de um conglomera do jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Do jornalismo político à indústria cultural. São Paulo: Summus, 1987.
RÜDIGER, Francisco. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1993.
SODRÉ, Nelson Werneck. A história da imprensa no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.