A subordinação do jornalismo à lógica capitalista da indústria cultural

Autores

  • Virginia Pradelina da Silveira Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3158

Palavras-chave:

Técnica, Devir, Nietzsche

Resumo

O presente trabalho visa refletir sobre a implantação da indústria cultural no Brasil, particularmente no ramo da imprensa, e sobre as implicações da introdução da lógica empresarial no jornalismo. Tais reflexões são desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, circunscrita, em linhas gerais, à perspectiva teórica da economia política das comunicações. Para a consecução desses objetivos, iniciaremos fazendo um resgate histórico e do contexto econômico e político de implantação da indústria cultural no Brasil. Num segundo momento, trataremos da perspectiva teórica que orienta nossa leitura do assunto – a economia política -, procurando esclarecer seus pressupostos fundamentais. Por fim, procuraremos tratar com mais especificidade das implicações da introdução da lógica da indústria cultural no jornalismo.

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Biografia do Autor

Virginia Pradelina da Silveira Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Silveira Fonseca, V. P. da. (2008). A subordinação do jornalismo à lógica capitalista da indústria cultural. Revista FAMECOS, 9(17), 126–141. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3158

Edição

Seção

Sociologia da Comunicação