Leituras iconográficas e pós-modernidade: da criação humana à criação do humano/máquina

  • Maria Beatriz F. Rahde Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Comunicação, Imagem, Pós-modernidade

Resumo

A  criação de imagens ou das propostas visuais pelos artistasde diversas épocas foi, gradativamente, sofrendo  transformações no modo  representativo nos campos da iconografia e da iconologia,  devido  às  novas  tecnologias e aos novos  métodos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz F. Rahde, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

COUCHOT, Edmond. Images: de l’optique au numérique. Les arts visuels et l’évolution des technologies. Paris: Hermès, 1988.

DE VINCI, Leonardo. Tratado de la pintura. Madrid: Aguilar, 1950.

GOMBRICH, E.M. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

PADOVANI, U. História da filosofia. São Paulo: Melhoramentos: 1961.

PARENTE, André (Org.). Imagem máquina. A era das tecnologias. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

POPPER, Frank. As imagens artísticas e a tecnociência. In: PARENTE, André. Imagem máquina . A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 201-213.

ROKEBY, David. Espelhos transformadores. In: DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997, p. 67-69.

THOMAS, Karin. Hasta hoy: estilos de las artes plasticas em el siglo XX. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1994.

Publicado
2008-04-10
Como Citar
Beatriz F. Rahde, M. (2008). Leituras iconográficas e pós-modernidade: da criação humana à criação do humano/máquina. Revista FAMECOS, 6(11), 75-83. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3053
Seção
Imagem