Deep Blue x Kasparov: a revanche

Autores

  • Lenara Verle Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3011

Palavras-chave:

Comunicação, inteligência artificial, robô

Resumo

O fato do computador especializado em xadrez da IBM, Deep Blue, ter ganho do campeão mundial humano, Garry Kasparov, em maio de 1997 (em uma série de 5 partidas, Kasparov ganhou uma, empatou duas e perdeu mais duas) ensejou o aparecimento de vários comentários sobre o tema “homem versus máquina”. Um ano antes Kasparov havia jogado com uma versão mais antiga do Deep Blue e ganhado a série de cinco partidas (apesar de perder a primeira partida – sua primeira derrota para um computador). O tom dos comentários então era de alívio generalizado: ainda éramos “superiores” à máquina – pelo menos no xadrez.

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Biografia do Autor

Lenara Verle, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Tela Total. Porto Alegre, 1997. Editora Sulina.

IBM CORPORATION. Kasparov x Deep Blue: The Rematch. 1997. Disponível em: http://www.chess.ibm.com

TURKLE, Sherry. Life on the screen. New York, 1995.

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Verle, L. (2008). Deep Blue x Kasparov: a revanche. Revista FAMECOS, 5(9), 63–67. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3011

Edição

Seção

Artigos