Tendências latino-americanas nos estudos da recepção

Autores

  • Nilda Jacks Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2946

Palavras-chave:

Comunicação, recepção, estudos latino-americanos

Resumo

Diversas abordagens teórico-metodológicas de estudos da recepção foram desenvolvidas na América Latina, a partir da penetração do conceito de Hegemonia de Gramsci e da visão cultural dos meios de comunicação patrocinada pelos Estudos Culturais do Contemporary Cultural Studies de Birmingham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), assim como graduação em Comunicação Social (1978) e Bacharelado em Arte decorativa (1978) pela mesma universidade. Realizou Mestrado (1987) e Doutorado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Pós-doutorado em Comunicação na University of Copenhagen (1999) e na Universidad Nacional da Colombia (2006).

Referências

CANCLINI, Néstor García. El consumo cultural y su estudio en México: una propuesta teórica. México: CNCA, 1992.

GONZÁLEZ, Jorge e CÁCERES, Jesús Galindo. Los estudios sobre comunicación y consumo: el trabajo interdisciplinário en tiempos neoconservadores. Dialogos de la comunicación, n. 32. 1994.

HERMOSILLA, Maria Elena. Cultura y Metodología. México: CNCA, s/d.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Explorando la recepción televisiva - 15 técnicas para indagar la relación entre los televidentes y los mensajes televisivos. Santiago do Chile: CENECA/CENCOSEP, 1987.

_______. De los medios a las mediaciones. México: G. Gilli, 1990.

OROZCO, Guillermo. De los medios a las practicas sociales. Cuadernos de Comunicación y Practicas Sociales, n. 2, México: PROIICOM/UIA, 1991.

_______. Recepción televisiva. Tres aproximaciones y una razón para su estudio. Cuadernos de Comunicación y Practicas Sociales, n. 2, México: PROIICOM/UIA, 1991.

_______. Recepción televisiva y mediaciones. Cuadernos de Comunicación y Practicas Sociales, n. 6, México: PROIICOM/UIA, 1994.

VELÉZ, Marta Elena Montoya. ¿Un nuevo modelo de comunicación en América Latina? México: Fundación Manuel Bondía, 1992.

Downloads

Publicado

2008-04-09

Como Citar

Jacks, N. (2008). Tendências latino-americanas nos estudos da recepção. Revista FAMECOS, 3(5), 44–49. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2946

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)