Acesso negado: circuit bending, borderlands science fiction e lo-fi sci-fi em Branco Sai, Preto Fica

Autores

  • Alfredo Suppia Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24331

Palavras-chave:

Branco Sai, Preto Fica, Adirley Queirós, ficção científica

Resumo

Branco Sai, Preto Fica (2014), de Adirley Queirós, mescla documentário e ficção científica para discutir a cidadania e os direitos civis sob a alça de mira do estado. Realizado com verba de um edital público destinado à produção de filmes documentários, o filme de Adirley Queirós recorre a toda sorte de circuit bending narrativo, cenográfico e de mise-en-scène no sentido de provocar o estranhamento cognitivo de cenários e situações aparentemente familiares e corriqueiros. Branco Sai, Preto Fica é também um filme fronteiriço, híbrido em termos de gênero e regime de representação, e também sua fábula se situa num território de fronteira. Este trabalho pretende analisar Branco Sai, Preto Fica à luz dos conceitos contemporâneos de circuit bending, borderlands science fiction e lo-fi sci-fi

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Biografia do Autor

Alfredo Suppia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professor do Departamento de Cinema (Decine) e do Programa de pós-graduação em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Acesso em: 14 fev. 2016.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Suppia, A. (2017). Acesso negado: circuit bending, borderlands science fiction e lo-fi sci-fi em Branco Sai, Preto Fica. Revista FAMECOS, 24(1), ID24331. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24331

Edição

Seção

Cinema