A Tecnomagia e o Cotidiano – Sociologia da Emoção Pública
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23719Palavras-chave:
Comunicação, Cultura, TecnologiaResumo
Uma imersão na célula da cultura contemporânea revela o advento de um imaginário inaugurando uma sinergia original entre o espírito e os sentidos, entre o agir racional e o pensamento mágico. A adoração de vários fetiches que sustentam a nossa sociedade comporta, para cada pessoa envolvida, um alto grau de êxtase e de encantamento, mas também uma consciência dotada de uma memória e um saber altamente refinados. Assim sendo, a técnica, em sua ressonância ancestral e em suas sedutoras formas atuais, é novamente o totem da sociedade em gestação, seu objeto de culto e sua referência simbólica de base. Seu sonho e sua realidade, a mais real possível.
Downloads
Referências
ATTIMONELLI, C. Techno: ritmi afrofuturisti. Roma: Meltemi, 2008.
BATAILLE, G. La part maudite. Précédé par la notion de dépense. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.
BENJAMIN, W. Le livre des Passages. Paris: Éditions du Cerf, 2006.
CASTELLS, M. La société en réseau. Paris: L’ère de l’information, Fayard, 1998.
CLARK, A. Natural born cyborg. Oxford University Press, Boston, 2004.
DAVIS, E. Techgnosis. Mith, magic and mysticism in the age of information. New York: Crown Publishers, 1999.
DEBORD, G. La Société du spectacle. Paris: Gallimard, 1992.
GIBSON, W. Neuromancien. Paris: Ed. “J’ai lu”, 1988.
GRAF, F. La magie dans l’antiquité gréco-romaine. Paris: Les Belles Lettres, 1994.
HAMPARTZOUMIAN, S. Effervescence techno ou la communauté trans(e)cendentale. Paris: L’Harmattan, 2004.
JENKINS, H. Convergence culture. Where old and new media collide. New York: New York University Press, 2006.
LÉVY, P. L’intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberspace. Paris: La Découverte, 1994.
MAFFESOLI, M. Le Réenchantement du monde. Paris: La Table Ronde, 2007.
______ . Iconologies. Nos idolâtries postmodernes. Paris: Albin Michel, 2008.
MCLUHAN, M. The Gutenberg Galaxy. The making of typographic man. Toronto: University of Toronto Press, 1966.
______ . Pour comprendre les médias. Paris: Seuil, 2004.
______ . D’oeil à oreille. Paris: Hurtubise HMH, 1977.
MORIN, E. Le cinéma ou l’homme imaginaire. Paris: Les Éditions de Minuit, 1957.
SUSCA, V. La transmutation du monstre. Les Cahiers Européens de L’Imaginaire, La Barbarie, Paris: CNRS éditions, n. 1, jan. 2009.
______. Joie Tragique. Les formes élémentaires de la vie électronique. Paris: CNRS éditions, 2010.
TARDE, G. Les lois de l’imitation, Kimé, Paris, 1993.
WEBER, M. L’éthique protestante et l’esprit du capitalisme. Paris: Plon, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.