O preto como signo de qualidade e distinção na comunicação da embalagem de alimentos

Autores

  • Carla Pereira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23706

Palavras-chave:

Simbolismo das cores, comunicação visual, design de embalagens

Resumo

Esta pesquisa aborda o conteúdo simbólico veiculado na comunicação da embalagem de alimentos, focando no papel desempenhado pelas cores na construção da mensagem visual. Baseia-se em resultados de pesquisa de doutorado em que foram examinadas embalagens de dez cores distintas. Investigou-se a linguagem das cores como um sistema de signos, apoiando-se na teoria de Saussure e em modelos de classificação e análise propostos por Peirce e pelo Groupe µ. Este artigo faz um recorte do espectro de cores examinadas na tese, descrevendo os resultados obtidos para a cor preta e analisando sua função simbólica na construção da imagem de excelência dos produtos. Conclui-se que as embalagens e rótulos pretos refletem desdobramentos da massificação do gosto pelo luxo no consumo de alimentos industrializados, reproduzindo signos de distinção social.

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Biografia do Autor

Carla Pereira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, na área de concentração Design

Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Pereira, C. (2017). O preto como signo de qualidade e distinção na comunicação da embalagem de alimentos. Revista FAMECOS, 24(1), ID23706. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23706

Edição

Seção

Mídia e Cultura