Praças polifônicas: o som e a música popular como tecnologias de comunicação no espaço urbano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.21533Palavras-chave:
Espaço urbano, Paisagem sonora, Tecnologias da comunicaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como, através do uso de som e da música popular os habitantes da cidade delineam diferentes práticas para partilhar, disputar e dividir o espaço em duas praças de Belo Horizonte (MG-BR). Para tanto, manipulam sons e seus parâmetros, tais como intensidade, freqüência e espacialidade, e mobilizam diferentes repertórios musicais. Tomando a paisagem sonora como uma técnica metodológica que nos permite acessar o som e a prática musical localizada no espaço em sua materialidade, analisamos textos, imagens e sons que registramos para demonstrar como as pessoas dão forma a fronteiras e ambiências sonoras - móveis e transitórias, mas recorrentes - “discotecando” a sonoridade do lugar através de tais tecnologias da comunicação.
Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesotta Press, 1996.
CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge Univerity Press, 2004.
FAULKNER, Robert; BECKER, Howard. Do you know…? The Jazz Repertoire in Action. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
FELD, Steven. Sound Structure as Social Structure. In: Ethnolusicology, v. 28, n. 3, p. 383-409, sep. 1984.
FRANCO, Juliana; MARRA, Pedro. Som e complexidade urbana: apontamentos a partir de uma visao sistêmica das sonoridades do comércio popular no Hipercentro de Belo Horizonte. Ciberlegenda, v. 24, n. 2, p. 146-159, 2011.
HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. Contexto, São Paulo, 2006.
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. In Etc ...espaço, tempo e crítica – Revista Eletrônica Científica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas, v.1, n.2, p. 39-52, ago. 2007.
HEMERSON, Landercy; HOLANDA, Tiago de. Revitalização: enfim, a Savassi ficou pronta. Estado de Minas (on-line), Belo Horizonte, 09 maio 2012. Disponível em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/05/09/interna_gerais,293242/revitalizacao-enfima-savassi-ficou-pronta.shtml. Acesso em: 29 maio 2014.
HUYSSEN, Andreas. Present Pasts: Urban Palimpsests and the Politics of Memory. Stanford University Press, 2003.
IDHE, Don. Listening and Voice: Phenomenologies of Sound. New York: State University of New York Press, 2007.
GARCIA, Luiz Henrique; MARRA, Pedro. Ouvir música na cidade: experiência auditiva na paisagem sonora urbana do hipercentro de Belo Horizonte. Revista Contemporânea UERJ, 10, p. 43-57, 2012.
LABELLE, Brian. Acoustic Territories: sound Culture and everyday life. London: Continuun International Publishing Group, 2010.
LEFEBVRE, Henry. Rhythmanalysis: Space, Time and Everyday Life. New York:Continuun, 2004.
LEMOS, Celina. A formação da Savassi como uma centralidade belo-horizontina: a cultura do consumo, passagens e territorialidades. In: XII ANPUR, 2007, Belém. Anais... Belém: ANPUR, 2007.
LOW, Setha M. Spatializing Culture: The Social Construction of Public Space in Costa Rica. In Theorizing the City: The New Urban Anthropology Reader.New Jersey: Rutgers University Press, p. 111-137, 1999.
MARICATO Ermínia. A cidade do pensamento único. Vozes, Petrópolis, 2000. NOVA Praça da Savassi é inaugurada em Belo Horizonte. Portal G1, Belo Horizonte, 10 maio 2012.
NOVA Praça da Savassi é inaugurada em Belo Horizonte. Portal G1, Belo Horizonte, 10 maio 2012. http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/05/nova-praca-da-savassi-einaugurada-em-belo-horizonte.html Acesso em: 29 mai. 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo. Razão e emoção. Editora Hucitec, São Paulo, 1996.
SAKAKEENY, Matt. Resounding Silence in the Streets of a Musical City. Space and Culture, v.9, n.1, p. 41-44, feb. 2006.
SEEL, Martin. No escopo da experiência estética. In PICADO, Benjamin; MENDONÇA, Carlos Magno Camargos; FILHO, Jorge Cardoso. Experiência Estética e Performance. Salvador: EDUFBA, 2014.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: UNESP, 2001.
STERNE, Jonathan. Sounds like the Mall of America: Programmed Music and the Architectonics of Commercial space. Ethnomusicology, v.41, n.1, p. 22-50, Winter, 1997.
THIBAUD, Jean-Paul. A sonic paradigm of urban ambiances? Journal of Sonic Studies, v.1, n.1, p. 1-14, 2011.
THOMPSON, Marie; BIDDLE, Ian. Sound, Music, Affect. Nova Iorque: Bloomsbury, 2013.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.