Pode uma imagem ser um argumento?

Palavras-chave: Argumento Visual, Retórica Visual, Teoria da Argumentação

Resumo

Em sociedades dotadas de uma forte cultura visual, urge interrogar a legitimidade de estender a noção clássica e logocêntrica de “argumento”, até domínios não discursivos ou linguísticos, como é o caso dos fenómenos visuais. Contribuindo para discussão lusófona acerca do potencial argumentativo das imagens, este artigo argui que, embora nem todas as imagens possuam uma forma argumentativa, tal não nos leva necessariamente a supor que nenhum argumento pode ser apresentado sob a forma visual. Admitindo a perspectiva verbalista do argumento visual, segundo a qual os argumentos visuais possuem uma natureza discursiva, salienta-se a importância das proposições visuais para a apresentação de conclusões e razões que as sustentem. A análise de um cartoon e o isolamento das suas proposições visuais fornece a oportunidade de demonstrar como, na vida quotidiana, podemos observar o funcionamento de um argumento visual.

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Biografia do Autor

Samuel Mateus, Universidade da Madeira

Professor na Universidade da Madeira e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (FCSH-UNL). Autor de " Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas" e "Tele-realidade: o princípio de publicidade mediatizado"

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Publicado
2016-03-21
Como Citar
Mateus, S. (2016). Pode uma imagem ser um argumento?. Revista FAMECOS, 23(2), ID21445. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21445
Seção
Ciências da Comunicação