A opinião na rede: influência e dinâmica no Facebook

Autores

  • José Antônio Martinuzzo Universidade Federal do Espírito Santo, UFES
  • Renata Rezende Ribeiro Universidade Federal Fluminense, UFF

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19448

Palavras-chave:

Opinião, Redes Sociais Digitais, Cotidiano

Resumo

Por meio de pesquisa no site de rede social Facebook, busca-se verificar a possível influência dos processos e conteúdos que estruturam uma rede social digital no regime de opinião contemporâneo (fontes, temas, bases comunicacionais, relações, etc.), assim como investigar se há a ocorrência de líderes de opinião nesse tipo de ambiência comunicacional. Estudar as redes e analisar os aspectos do alcance e da estruturação de suas narrativas no contexto da opinião responde a uma demanda colocada pela crescente importância das redes sociais digitais para a sociabilidade contemporânea. Ademais, tratase de dois objetos comunicacionais – opinião e redes sociais digitais – amalgamados no campo da comunicação que sustentam uma
midiatização inaudita do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Martinuzzo, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES

Professor Doutor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, na mesma instituição, do qual é coordenador-adjunto.

Renata Rezende Ribeiro, Universidade Federal Fluminense, UFF

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense/UFF. É doutora em Comunicação e mestre em Comunicação e Imagem. Pesquisadora do MULTIS (Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia) e coordenadora do LEA - Laboratório de Experimentos Audiovisuais e desenvolve pesquisas nas áreas de imagem, televisão e novas tecnologias. 

Referências

BARABÁSI, Albert-László. Linked. São Paulo: Leopardo Editora, 2009.

CARDOSO, Gustavo. Da comunicação em massa à comunicação em rede: modelos comunicacionais e a sociedade da informação. In: MORAES, Denis (Org.). Mutações do visível. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

______. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

______. Communication Power. New York: Oxford University Press, 2009.

______. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano – artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

FERREIRA, Wilson Roberto Vieira. “Lazarsfeld, Paul”. In: MARCONDES FILHO, Ciro. Dicionário da Comunicação. São Paulo: Paulus, 2009.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Martin Claret, 2009.

MATHEUS, Carlos. As opiniões se movem nas sombras. São Paulo: Atlas, 2011.

NEIVA, Eduardo. Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia. São Paulo: Publifolha, 2013.

PRIMO, Alex. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

______. Redes Sociais. In: MARCONDES FILHO, Ciro. Dicionário da Comunicação. São Paulo: Paulus, 2009.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede – comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

______. Atos de ameaça à face e à conversação em redes sociais na internet. In: PRIMO, Alex. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

______. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Intersubjetividade nas redes digitais: repercussões na educação. In: PRIMO, Alex. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

______. A natureza do espaço – técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a Cultura. Petrópolis: Vozes, 1996.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2015-05-27

Como Citar

Martinuzzo, J. A., & Ribeiro, R. R. (2015). A opinião na rede: influência e dinâmica no Facebook. Revista FAMECOS, 22(1), 120–144. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19448

Edição

Seção

Cibercultura