Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação

Autores

  • Milton N. Campos Université de Montréal

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18777

Palavras-chave:

Ecologia dos sentidos, Construtivismo crítico, Análise do discurso multilinguagem

Resumo

Apresentamos, nesse artigo, a teoria construtivista-crítica da comunicação que chamamos de ecologia dos sentidos e a metodologia para a sua instrumentalização, que integra as propostas da semiótica construtivista-crítica e da pesquisa açãoengajada. Exploramos essas contribuições para o entendimento do processo de comunicação, apresentando seus fundamentos conceituais, encontrados em aspectos teóricos da filosofia de Habermas, da epistemologia genética de Piaget e da teoria da esquematização e da lógica natural de Grize. Expomos os princípios de base da teoria comunicativa e do método que propomos justificando sua pertinência e aplicação em estudo de processos comunicativos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton N. Campos, Université de Montréal

Professor Associado do Departamento de Comunicação da Université de Montréal, Canadá. Títulos: Livre Docência em Ciências da Comunicação, Doutorado em Psicologia (1996), Mestrado em Ciências da Comunicação (1993) e Bacharelado em Comunicação – Habilitação em Jornalismo (1988) obtidos na Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Simon Fraser University (1997-1998) e na University of British Columbia (1997), no Canadá.

Referências

AUSTIN, John Langshaw. How To Do Things with Words. Londres: Oxford University Press, 1962.

BAKARDIJEVA, Maria. Internet Society. The Internet in Everyday Life. Londres: Sage Publications, 2005.

BASSLER, Bonnie Lynn. Small Talk. Cell-to-cell Comunication in Bacteria. Cell, Cambridge, v. 17, n. 109, p. 421-424, 2002 [1992].

BRETON, Philipe. L’argumentation dans la communication. Paris: La Découverte, 1996.

BURLESON, Brent R.; DELIA, Jesse G.; APPELGATE, James L. Effects of Maternal Communication and Children’s Social-cognitive and Communication Skills on Children’s Acceptance by the Peergroup. Family Relations, Chicago, v. 41, p. 264–272, 1992.

CAPELLA, Joseph N. The Biological Origin of Automated Patterns of Human Interaction. Communication Theory, Malden, v. 1, n. 1, p. 4-35, 1991.

CAMPOS, Milton Nunes. Navegar É Preciso. Comunicar É Impreciso, 2011. 465p. Tese (Livre Docência em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2011.

______. La schématisation dans des contextes en réseau. In: MIÉVILLE, Denis. La logique naturelle. Enjeux et perspectives. Travaux du Centre de Recherches Sémiologiques, Neuchâtel, v. 68, p. 215-258, 2010.

______. Ecology of Meanings: A Critical Constructivist Communication Model. Communication Theory, Malden, v. 17, n. 4, p. 386-410, 2007.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem. Introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1994.

CLARKE, Ruth Anne; DELIA, Jesse. G. (1977). Cognitive complexity, social perspective-taking, and functional persuasive skills in second-to-ninth-grade children. Human Communication Research, Malden, v. 3, p. 128-134, 1977.

CRAIG, Robert T. Communication Theory as a Field. Communication Theory, Malden, v. 9, n. 2, p. 119-161, 1999.

DAMASIO, Antonio. L’erreur de Descartes. La raison des émotions. Paris: Odyle Jacob, 2000.

DE GANDILLAC, Maurice; GOLDMANN, Lucien; PIAGET, Jean. Entretiens sur les notions de genèse et de structure. Paris: Mouton & Co, 1965.

DELIA, Jesse G.; O’KEEFE, Daniel. J. The Relation of Theory and Analysis in Explanations of Belief Salience: Conditioning, Displacement, and Constructivist Accounts. Communication Monographs, Washington, v. 44, p. 166-169, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREITAG-ROUANET, Barbara. Itinerários de Antígona: A Questão da Moralidade. Campinas: Papirus, 1992.

______. Habermas: 70 Anos. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 138, jul./set. 1999.

FREUD, Sigmund. El Malestar en la Cultura. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. 4. ed. Madrid: Biblioteca Nueva, 1981. Tomo III. p. 3017-3067.

GATTICO, Emilio; GRIZE, Jean-Blaise. La Costruzione del Discorso Quotidiano. Milão: Bruno Mondadori, 2007.

GOLDMAN, Lucien. Sciences humaines et philosophie. Suivi de structuralisme génétique et création littéraire. Paris: Gonthier, 1978.

GRIZE, Jean-Blaise. Logique et langage. Paris: Ophrys, 1997.

______. Logique naturelle et communications. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

______. Logique naturelle et construction des propriétés des objets. L’Année psychologique, Paris, v. 91, p. 103-120, 1991.

______. Logica Piagetiana e Logica del Discorso. In: CERUTI, Mauro et al. L’Altro Piaget: Strategie delle Genesi. Milão: Emme Edizioni, 1983. p. 71-83.

______. De la logique à l’argumentation. Genebra: Droz, 1982.

HABERMAS, Jürgen. Truth and Justification. Cambridge (MA): The MIT Press, 2003.

______. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro (RJ): Tempo Brasileiro, 1989.

______. Théorie de l’agir communicationnel. Rationalité de l’agir et rationalisation de la société. Paris: Fayard, 1987a. Tome 1.

______. Théorie de l’agir communicationnel. Pour une critique de la raison fonctionnaliste. Paris: Fayard, 1987b. Tome 2.

HAUSER, Marc D. The Evolution of Communication. Cambridge: The MIT Press, 1996.

HUTCHINS, Edwin. How a Cockpit Remembers Its Speeds. Cognitive Science, Bloomington, v. 19, p. 265–288, 1995.

KANT, Immanuel. Critique de la raison pratique. 7. ed. Paris: Quadrige, Presses Universitaires de France, 2003.

______. Crítica da Razão Pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

KELLY, George Alexander. The Psychology of Personal Constructs. Theory and Personality. New York: W. W. Norton & Company Inc., 1955. v 1.

KESSELRING, Thomas. Jean Piaget: entre Ciência e Filosofia. In: FREITAG, Barbara. Piaget: 100 Anos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 17-45.

KRIPPENDORFF, Klaus. A Recursive Theory of Communication. In: CROWLEY, David; MITCHELL, David Brian. Communication Theory Today. Stanford: Stanford University Press, 1994. p. 78-104.

______. An Epistemological Foundation for Communication. Journal of Communication, Malden, v. 34, n. 3, p. 21-36, 1984.

LEVY, Pierre. Les technologies de l’intelligence. L’avenir de la pensée à l’ère informatique. Paris: Éditions La Découverte, 1990.

______. L’intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberspace. Paris: Éditions La Découverte, 1994.

LUHMANN, N. What is Communication? Communication Theory, Malden, v. 2, n. 3, p. 251-259, 1992.

MARX, Karl Heinrich. Contribution à la critique de l’économie politique. Paris: Éditions sociales, 1972.

MATURANA ROMESÍN, Humberto; VARELA GARCÍA, Francisco Javier. A Árvore do Conhecimento. As Bases Biológicas da Compreensão Humana. São Paulo: Palas Athena, 2004.

______. De Máquinas y Seres Vivos, Autopoiesis de la Organización de lo Vivo. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1997.

MEYER, J. Cognitive Models of Message Production. Communication Theory, Malden, v. 10, p. 176-187, 2000.

O’KEEFE, Daniel J.; DELIA, Jesse G. Construct Differentiation and the Relationship of Attitudes and Behavioural Intentions. Communication Monographs, Washington, v. 48, p. 146-157, 1981.

PEPPERBERG, Irene Maxine. The Alex Studies: Cognitive and Communicative Abilities by Grey Parrots. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Traité de l’argumentation. La nouvelle rhétorique. 6. ed. Bruxelas: Éditions de l’Université de Bruxelles, 2008.

PIAGET, Jean. Le jugement moral chez l’enfant. 9. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.

______. Biologie et connaissance. Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifs. 2. ed. Neuchâtel-Paris: Delachaux et Niestlé, 1992.

PIAGET, Jean. Introduction. In: PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Toward a Logic of Meanings. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1991. p. 3-8.

______. A Epistemologia Genética. Sabedoria e Ilusões da Filosofia. Problemas de Psicologia Genética. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

______. Études sociologiques. 3. ed. Genebra: Librairie Droz, 1977a.

______. Essai sur la nécessité. Archives psychologiques, Genebra, v. XLV, n. 175, p. 235-251, 1977b.

______. La naissance de l’intelligence chez l’enfant. Neuchâtel: Delachaux et Niestle, 1977c.

______. Le langage et la pensée chez l’enfant. 9. ed. Neuchâtel-Paris: Delachaux et Niestlé, 1976a.

______. Le possible, l’impossible et le nécessaire. Archives psychologiques, Genebra, v. XLIV, n. 172, p. 281-299, 1976b.

______. La formation du symbole chez l’enfant. 6. ed. Neuchâtel-Paris: Delachaux et Niestlé, 1976c.

______. Ensaio de Lógica Operatória. Porto Alegre; São Paulo: Editora Globo, EDUSP, 1976d.

______. Les modèles abstraits sont-ils opposés aux interprétations psycho-physiologiques dans l’explication en psychologie? Esquisse d’une autobiographie intellectuelle. Bulletin de Psychologie, Paris, v. 169, n. XIII, p. 1-2, p. 7-14, 1959.

______. Les relations entre l’intelligence et l’affectivité dans le développement de l’enfant. Bulletin de Psychologie, Paris, v. 7, n. I-III, p. 143-150, p. 346-361, p. 522-535, p. 699-709, 1954.

______. Introduction à l’épistémologie génétique. La pensée mathématique. Paris: Presses Universitaires de France, 1949-1950.

______. Introduction à l’épistémologie génétique. La pensée physique. Paris: Presses Universitaires de France, 1949-1950b.

______. Introduction à l’épistémologie génétique. La pensée biologique, la pensée psychologique et la pensée sociologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1949-1950.

SEARLE, John Rogers. What is an Speech Act? In: GIGLIOLI, Pier Paolo. Language and Social Context. Selected Readings. Londres: Penguin Books, 1972. p. 137-154.

SIGMAN, S. J. Do Social Approaches to Interpersonal Communication Constitute a Contribution to Communication Theory? Communication Theory, Malden, v. 2, n. 4, p. 347-356, 1992.

SPERBER, Dan, & WILSON, Deirdre. Relevance: Communication and Cognition. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

TAYLOR, James. Shifting from a Heteronymous to an Autonomous Worldview of Organizational Communication: Communication Theory on the Cup. Communication Theory, Malden, v. 5, n. 1, p. 1-35, 1995.

TOULMIN, Stephen Edelston. The Uses of Argument. 15. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

VAN DIJK, T. Discourse and Cognition in Society. In: CROWLEY, David; MITCHELL, David (Eds.). Communication Theory Today. Stanford: Stanford University Press, 1994. p. 108-126.

VAN EEMEREN, Frans H.; GROOTENDORST, Rob. A Systematic Theory of Argumentation. The Pragmadialectical Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

VAN EEMEREN, Frans H.; GROOTENDORST, Rob; HENKEMANS, Francisca Snoek. Fundamentals of Argumentation Theory. A Handbook of Historical Backgrounds and Contemporary Developments. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.

VARELA GARCÍA, Francisco Javier. The Specious Present: A Neurophenomenology of Time Consciousness. In: PETITOT, Jean; VARELA GARCÍA, Francisco Javier; PACHOUD, Bernard; ROY, Jean-Michel. Naturalizing Phenomenology. Issues in Contemporary Phenomenology and Cognitive Science. Stanford: Stanford University Press, 1999. p. 266-314.

______. Invitation aux sciences cognitives. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

VARELA GARCÍA, Francisco Javier; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. L’inscription corporelle de l’esprit. Sciences cognitives et expérience humaine. Paris: Éditions du Seuil, 1993.

WINOGRAD, Terry; FLORES, Fernando. Understanding Computers and Cognition. A New Foundation for Design. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1986.

Downloads

Publicado

2015-02-03

Como Citar

Campos, M. N. (2015). Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação. Revista FAMECOS, 21(3), 966–996. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18777

Edição

Seção

Epistemologia