Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação

  • Milton N. Campos Université de Montréal
Palavras-chave: Ecologia dos sentidos, Construtivismo crítico, Análise do discurso multilinguagem

Resumo

Apresentamos, nesse artigo, a teoria construtivista-crítica da comunicação que chamamos de ecologia dos sentidos e a metodologia para a sua instrumentalização, que integra as propostas da semiótica construtivista-crítica e da pesquisa açãoengajada. Exploramos essas contribuições para o entendimento do processo de comunicação, apresentando seus fundamentos conceituais, encontrados em aspectos teóricos da filosofia de Habermas, da epistemologia genética de Piaget e da teoria da esquematização e da lógica natural de Grize. Expomos os princípios de base da teoria comunicativa e do método que propomos justificando sua pertinência e aplicação em estudo de processos comunicativos contemporâneos.

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Biografia do Autor

Milton N. Campos, Université de Montréal
Professor Associado do Departamento de Comunicação da Université de Montréal, Canadá. Títulos: Livre Docência em Ciências da Comunicação, Doutorado em Psicologia (1996), Mestrado em Ciências da Comunicação (1993) e Bacharelado em Comunicação – Habilitação em Jornalismo (1988) obtidos na Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Simon Fraser University (1997-1998) e na University of British Columbia (1997), no Canadá.

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Publicado
2015-02-03
Como Citar
Campos, M. N. (2015). Integrando Habermas, Piaget e Grize: contribuições para uma Teoria Construtivista-Crítica da Comunicação. Revista FAMECOS, 21(3), 966-996. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18777
Seção
Epistemologia