Espaço e paisagem nos filmes de Patrick Keiller

Autores

  • Angela Prysthon Universidade Federal de Pernambuco / Centro de Artes e Comunicação Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - Pernambuco - Brasil - CEP: 50670-901

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.17813

Palavras-chave:

Espaço, Paisagem, Crítica urbana

Resumo

Partindo da sensibilidade definida pelo flâneur desde o século XIX, discutiremos os filmes de Patrick Keiller. Seus “documentários ficcionalizados” são herdeiros diretos da consciência e da sensibilidade (essencialmente modernas) do andarilho urbano. Seus travelogues demonstram sua consistente exploração das relações entre espaço arquitetônico e espaço fílmico. O trabalho de Keiller pode também ser associado a uma espécie de movimento mais específico dentro da cultura britânica dos últimos trinta anos: o de observação e análise das cidades, da vida urbana e do urbanismo do pós-guerra e de certo modo também de crítica à sedimentação do capitalismo pós-thatcherista.

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Biografia do Autor

Angela Prysthon, Universidade Federal de Pernambuco / Centro de Artes e Comunicação Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - Pernambuco - Brasil - CEP: 50670-901

Angela Prysthon é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Doutora em Teoria Crítica pela Universidade de Nottingham. 

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Publicado

2015-02-04

Como Citar

Prysthon, A. (2015). Espaço e paisagem nos filmes de Patrick Keiller. Revista FAMECOS, 21(3), 1140–1167. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.17813

Edição

Seção

Cinema