Dimensões comunicacionais no conceito de Escultura Social na arte de Joseph Beuys

Autores

  • Magda Salete Vicini Universidade Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15393

Palavras-chave:

Joseph Beuys, Comunicação, Escultura Social

Resumo

Este artigo aborda parte do primeiro capítulo de tese de doutorado, no qual foi apresentada a possível origem epistemológica e norteadora do conceito de Escultura Social na obra do artista alemão Joseph Beuys (1921-1986), nos autores Tisdall (1998, 2008), Bunge (1998), Borer (2001) e Durini (2001). Apresenta as características comunicacionais do conceito de Escultura Social de Beuys em relação a autores como Negri e Hardt (2005), Maturana e Varella (1995), Flusser (2008) e Gorz (2005), que realizam uma crítica a comunicação. Com caráter qualitativo, análises bibliográficas, análise imagética e sonora de vídeos e fotos da produção artística de Joseph Beuys, comprova-se que a produção deste artista em cartazes, desenhos, aquarelas, ações, performances, vitrines, vídeos e esculturas, pretendem expressar e despertar as pessoas para reflexões sobre arte, política, educação, entre outros temas, a partir da comunicação em suas obras. Sua arte, como Escultura Social, tem por objetivo promover o pensamento, a fala, o raciocínio. É, assim, arte ampliada, como crítica a comunicação e à cultura.

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Biografia do Autor

Magda Salete Vicini, Universidade Oeste de Santa Catarina

Professora da Universidade Oeste de Santa Catarina

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Publicado

2014-09-10

Como Citar

Vicini, M. S. (2014). Dimensões comunicacionais no conceito de Escultura Social na arte de Joseph Beuys. Revista FAMECOS, 21(2), 459–483. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15393

Edição

Seção

Epistemologia