Território e virtualidade: quando a “cultura” retorna no cinema

Autores

  • Cezar Migliorin Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14207

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro, Documentário, Cultura

Resumo

O filme As Hipermulheres de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette narra o cotidiano de uma aldeia Kuikuro durante a preparação e execução de uma tradicional festa que desde 1981 não acontecia na aldeia de forma completa. Esse artigo visa interrogar os sentidos propostos e produzidos com o cinema no retorno da festa à comunidade. Pretendemos explorar as marcas políticas de uma tradição que com o documentário retorna como informação e experiência sensível. Refletimos sobre os gestos que constroem um território, necessário para a política, e as virtualidades da própria comunidade na relação com o cinema e com a “cultura” que retorna com o ele.

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Biografia do Autor

Cezar Migliorin, Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2013-09-16

Como Citar

Migliorin, C. (2013). Território e virtualidade: quando a “cultura” retorna no cinema. Revista FAMECOS, 20(2), 275–295. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14207

Edição

Seção

Cinema