A cena cosplay: vinculações e produção de subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14206Palavras-chave:
Mídia, cultura juvenil, CosplayResumo
Este paper integra a pesquisa “Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis”, em realização junto ao PPGCOM-ESPM – SP, e analisa os resultados parciais da primeira investigação de campo realizada durante o festival Anime Dreams 2012, na cidade de São Paulo. Com base no conceito de inconsciente maquínico, de F. Guattari, e, em teorias sobre cultura juvenil e da mídia, foram mapeados os motivos da realização do cosplay e os circuitos de seleção, transmissão e consumo de personagens e narrativas. Os depoimentos mostram processos de resistência e sugerem alianças e rupturas entre subjetividades serializadas e singularizadas.Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; DUARTE, Renato. A Subcultura cosplay no Orkut: comunicação e sociabilidade online e off-line. In: BORELLI, Sílvia; FREIRE FILHO, João. Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: Educ, 2008.
CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
______. Fetichismos visuais – Corpos erópticos e metrópole comunicacional. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
COELHO Jr, Leconte; SILVA, Sara Santos. Cosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Humano, v. 17, n. 1, p. 64-75, 2007. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbcdh/v17n1/06.pdf. Acesso em: 25 set. 2011.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE FILHO, João. Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
GABLER, Neal. Vida, O filme. São Paulo: Cia das Letras. 1999.
GUATTARI, Felix. O inconsciente maquínico: ensaios de esquizo-análise. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
______. As três ecologias. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.
LUYTEN, Sonia. (Org.). Cultura pop japonesa – mangá e anime. São Paulo: Hedra, 2005.
NAGADO, Alexandre. O mangá no contexto da cultura pop japonesa e universal. In: LUYTEN, Sonia (Org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
SATO, Cristiane. A cultura popular japonesa: animê; In: LUYTEN, S. (Org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
SEVCENKO, Nicolau. A Corrida para o Século XXI. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
SILVA, Tadeu (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.