A cena cosplay: vinculações e produção de subjetividade

Autores

  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14206

Palavras-chave:

Mídia, cultura juvenil, Cosplay

Resumo

Este paper integra a pesquisa “Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis”, em realização junto ao PPGCOM-ESPM – SP, e analisa os resultados parciais da primeira investigação de campo realizada durante o festival Anime Dreams 2012, na cidade de São Paulo. Com base no conceito de inconsciente maquínico, de F. Guattari, e, em teorias sobre cultura juvenil e da mídia, foram mapeados os motivos da realização do cosplay e os circuitos de seleção, transmissão e consumo de personagens e narrativas. Os depoimentos mostram processos de resistência e sugerem alianças e rupturas entre subjetividades serializadas e singularizadas.

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Biografia do Autor

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

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Publicado

2013-09-16

Como Citar

Ferrari Nunes, M. R. (2013). A cena cosplay: vinculações e produção de subjetividade. Revista FAMECOS, 20(2), 430–445. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14206

Edição

Seção

Consumo