Rádio social: mapeando novas práticas interacionais sonoras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12323Palavras-chave:
Rádio social, interações, recepção, mediações, mídias sociaisResumo
O presente artigo busca mapear a emergência de novas práticas interacionais na esteira do surgimento do que chamaremos de mídias sociais de base radiofônica, ou simplesmente, rádio social. No percurso, serão discutidos os avanços nos estudos sobre recepção, interações e mediações, assim como as alterações no processo comunicacional trazidas pelas redes digitais. Trabalha-se aqui com os conceitos de radiomorfose e de remediação para caracterizar esse momento de transição em que podem ser identificadas tanto rupturas quanto continuidades na apropriação de conteúdos veiculados no âmbito da indústria da radiodifusão sonora, bem como à sua margem.Downloads
Referências
AMARAL, Adriana. Categorização dos gêneros musicais na internet – para uma etnografia virtual das práticas comunicacionais na plataforma social Last.fm. In: FREIRE FILHO, João; HERSCHMANN, Micael (Orgs.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BOLTER, Jay David, GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
BRAGA, José Luiz. Comunicação é aquilo que transforma linguagens. Alceu, Rio de Janeiro: PUC-Rio, v. 10, n. 20, jan./jun. 2010.
BRECHT, Bertolt. Teoria do rádio. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do rádio – textos e contextos. 1 ed. Florianópolis: Insular, 2005.
BUSTAMANTE, Enrique (Org.). Hacia un nuevo sistema mundial de comunicación: las industrias culturales en la era digital. Barcelona: Gedisa, 2003.
CASTRO, Gisela G. S. Podcasting e consumo cultural. E-Compós, Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, n. 5, 2005.
CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001.
COULDRY, Nick. Mediatization or mediation? Alternative understandings of emergent space of digital storytelling. New Media & Society, n. 10, jun. 2008.
FERRARETTO, Luiz Artur; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e convergência – Uma abordagem pela economia política da comunicação. Revista Famecos, v. 17, n. 3, set./dez. 2010a.
______. Rádio. In: Enciclopédia Intercom de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010b.
FERRARETTO, Luiz Artur e outros. Rádio, juventude e convergência midiática: um estudo com alunos do ensino médio em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Intercom, set. 2010.
FIDLER, Roger. Mediamorphosis: understanding new media. Thousand Oaks: Pine Forge Press, 1997.
GALLEGO, J. Ignacio. Podcasting. Nuevos modelos de distribuición para los contenidos sonoros. Barcelona: Editorial UOC, 2010.
GOFFMAN, Erving. A fala do rádio – Um estudo dos percursos dos nossos erros. In: MEDITSCH, Eduardo; ZUCULOTO, Valci (Orgs.). Teorias do rádio – textos e contextos. 2 ed. Florianópolis: Insular, 2008.
HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSKY, Marcelo. A geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista Famecos, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, n. 37, p. 101-106, dez. 2008.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda – convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.
______. Cultura da portabilidade – Novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora. Observatorio (OBS*), Lisboa, v. 3, 2009.
______. Rádio social – Uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, set. 2011.
LEÃO, Lucia; PRADO, Magaly. Música em fluxo: Programas que simulam rádios e a experiência estética em redes telemáticas. Líbero, ano X, n. 20, p. 69-79, dez. 2007.
LEMOS, André. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. 404nOtF0und, Salvador, v. 1, n. 46, 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações – comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
______. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 39-68.
MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do rádio – textos e contextos. 1 ed. Florianópolis: Insular, 2005.
MEDITSCH, Eduardo; ZUCULOTO, Valci (Orgs.). Teorias do rádio – textos e contextos. 2 ed. Florianópolis: Insular, 2008.
MORLEY, David. Unanswered questions in audience research. E-Compós, ago. 2006.
PESSOA, Sônia Caldas. Goffman: a fronteira sutil entre a fala cotidiana e a locução no rádio. In: MEDITSCH, Eduardo; ZUCULOTO, Valci (Orgs.). Teorias do rádio – textos e contextos. 2 ed. Florianópolis: Insular, 2008.
PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
______. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, 2005.
______. Perspectivas interacionistas de comunicação: alguns antecedentes. In: PRIMO, Alex outros .Comunicação e interações. Livro da Compós 2008. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PRIMO, Alex e outros. Comunicação e interações. Livro da Compós 2008. Porto Alegre: Sulina, 2008.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade – uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1995.
XAVIER, Antônio Carlos. Interação pelo rádio: monólogo ou conversação? In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1998, Recife. Anais... Recife: Intercom, set. 1998.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.