Jornalismo e convergência: possibilidades transmidiáticas no jornalismo pós-massivo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.11393Palavras-chave:
Narrativa Transmidiática, Jornalismo Colaborativo, CiberculturaResumo
O jornalismo vive uma reconfiguração através de funções massivas e pós-massivas da mídia que convergem quando diferentes plataformas trabalham em sinergia. Nesta era da internet, novos contadores de histórias dividem espaço com jornalistas, tanto quanto surgem novos formatos narrativos. Tendo as narrativas transmidiáticas como exemplo desses novos processos narrativos, refletimos como esse gênero pode irromper dentro dos paradigmas do jornalismo.Downloads
Referências
ARBEX JÚNIOR, José. Showrnalismo. São Paulo: Casa Amarela, 2002.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Coleção Universidade de Bolso. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
BAUDRILLARD, Jean. Tela total. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.
BELTRÃO, Filipe Barros. Produção e edição colaborativa na internet: o caso Overmundo. Disponível em: http://www.univerciencia.org/index.php/browse/index/146. Acesso em: 10 out. 2011.
BULHOES, Marcelo. A ficção nas mídias. São Paulo: Ática, 2009.
CARVALHO, Gyldaianna Alves de. Conflitos do Egito: uma análise sobre o jornalismo na web em tempos de Twitter. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Departamento de Comunicação, UFPB, João Pessoa, 2011.
CHRISTOFOLETTI, Rogério; LAUX, Ana Paula F. Confiabilidade, credibilidade e reputação: No jornalismo e na blogosfera. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/ojs2.3.1/index.php/revistaintercom/article/view/194/187. Acesso em: 10 fev. 2011.
CUNHA, Magda. Fatos rompem a moldura dos meios e valorizam o papel do jornalista. Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Cunha.pdf.
DINES, Alberto. O papel do jornal. 7. ed. São Paulo: Summus, 1986.
ELGAN, Mike. Por que o Egito falhou na tentativa de derrubar a internet. Computerworld/EUA. Disponível em: http://bit.ly/hili1d. Acesso em: 18 fev. 2011.
ERBOLATO, Mario. Técnicas de decodificação em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 1979.
HERÓDOTO. História. Coleção Universidade de Bolso. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual. São Paulo: Perseu Abramo/UNESP, 2005.
LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. 3. ed. São Paulo: Ática, 1990.
LEITE, Ligia Chiappini M. O foco narrativo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1989.
LEMOS, André. Cidade e Mobilidade. Telefones Celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 1, 2007, p. 121-137. Disponível em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/Media1AndreLemos.pdf. Acesso em: 6 ago. 2010.
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck. São Paulo: Itaú Cultural/UNESP, 2003.
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2002.
PERNISA JUNIOR, Carlos. Jornalismo transmidiático ou multimídia? Revista Interim, Curitiba, v. 10, n. 2, jul./dez. 2010.
RECUERO, Raquel. Desafios para o Jornalismo na Era da Hiperconexão. 2011. Disponível em: http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/desafios_para_o_jornalismo_na_era_da_hiperconexao.html. Acesso em: 10 out 2011.
RUBLESCKI, Annelise. Jornalismo pós-moderno: uma discussão dos valores míticos na sociedade hiperespetacular. 2009. Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 8 set. 2010.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SOSTER, Demétrio de Azeredo. Credibilidade jornalística, conceito em transição. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1400-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.