Educação e linguagem: uma reflexão teórica acerca da formação das identidades das crianças sem-terra
Resumo
ESTE TRABALHO REALIZA UMA REFLEXÃO TEÓRICA A RESPEITO DA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS SEM-TERRINHA, TENDO EM VISTA O MODELO EDUCACIONAL PROPOSTO PELO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA. A ESCOLHA DESTE TEMA DEU EM VIRTUDE DA ABORDAGEM EDUCACIONAL QUE O MST TEM MANTIDO EM SUAS ESCOLAS, QUE ATRIBUI ACENTUADA IMPORTÂNCIA À FORMAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS COMO MILITANTES. BUSCA-SE VERIFICAR DE QUE MANEIRA A FORMAÇÃO MILITANTE OFERECIDA NAS FRONTEIRAS DO ACAMPAMENTO INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES. O ARTIGO, À LUZ DAS BIBLIOGRAFIAS APRESENTADAS, PRETENDE PROBLEMATIZAR O TEMA OBSERVANDO-O TANTO PELO PRISMA DE AUTORES QUE DEFENDAM A CHAMADA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO, QUANTO POR OUTROS QUE DETÉM UMA POSIÇÃO MAIS CRÍTICA EM RELAÇÃO À ABORDAGEM EDUCACIONAL PRETENDIDA PELO MST. POR MEIO DESTE ARTIGO FOI POSSÍVEL VERIFICAR A NECESSIDADE DE MAIORES ESTUDOS E PESQUISAS EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL VEICULADO PELO MST, POIS APESAR DE FÉRTIL O CAMPO DE PESQUISAS QUE APÓIAM A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO, AINDA É ESCASSA A BIBLIOGRAFIA DEDICADA A ANALISAR TAL ABORDAGEM EDUCACIONAL.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.