Trabalho docente, carreira doente: a privatização, a lógica produtivista e a mercantilização na e da educação e seus efeitos sobre os docentes
Abstract
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A QUESTÃO DO TRABALHO E DO SOFRIMENTO NO ÂMBITO DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO, MAIS ESPECIFICAMENTE DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. (RE)PENSAR O TRABALHO E O PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE NO ATUAL CENÁRIO: SOB A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL, A OFENSIVA NEOLIBERAL, E A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA LEVANDO A DERRUIÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS CONQUISTADOS, ALÉM DO PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO E PRODUTIVISMO NESTE ESPAÇO QUE TEM LEVADO AO TRABALHO DOCENTE ELEMENTOS ESTRANHOS À EDUCAÇÃO, COMO MERITOCRACIA, CUMPRIMENTO DE METAS, AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA CIÊNCIA, ENTRE OUTROS. ESPERAMOS QUE ESTE MATERIAL CONTRIBUA PARA O DEBATE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DESTE CENÁRIO. O PRODUTIVISMO E A MERCANTILIZAÇÃO NO E DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, TEM ALTERADO INCLUSIVE AS RELAÇÕES ENTRE OS PARES, NA MEDIDA EM QUE PARECE TER ESTIMULADO A CONCORRÊNCIA INTRA E EXTRA-INSTITUCIONAL, AUMENTANDO AINDA MAIS O SOFRIMENTO, OS AFASTAMENTOS, O ADOECIMENTO E ATÉ A MORTE.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.