Equidade e Qualidade na Educação Superior no Brasil: o acesso por meio da Educação a distância

Autores

  • Carla Netto Pontifícia Universidade Católica do RS
  • Adriana Rivoire Menelli de Oliveira PUCRS

Resumo

Nos últimos anos a Educação a Distância vem adquirindo reconhecimento como uma modalidade de educação apropriada para o alcance de metas de políticas públicas. Através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Ministério da Educação (MEC), desde 2005, vem ofertando milhares de vagas em cursos de nível superior gratuitos, através de instituições públicas de Ensino Superior, apoiadas em polos presenciais municipais. Este artigo tem como objetivo propor uma discussão sobre a formação qualificada na educação superior. Aborda que o conceito de qualidade de ensino deve estar presente nos debates, fóruns e seminários, não somente de representantes da educação, mas também com a participação da sociedade civil organizada, para que sejam definidas políticas públicas que avancem no desenvolvimento e privilegiem o bem estar humano. O entendimento é de que a qualidade da educação superior dar-se-á a partir de processos acadêmicos equitativos e que o papel da universidade é promover o acesso e o conhecimento para a melhoria do desenvolvimento humano, social, econômico e ambiental. Fez parte da investigação estudos sobre qualidade e equidade, que são termos balizadores para a constituição de uma educação superior responsável e comprometida com o desenvolvimento humano e social. A interpretação dos resultados da pesquisa indica que essas iniciativas do governo federal buscam melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil e promover a igualdade de oportunidades, tendo como aliada a Educação a Distância, levando o ensino a regiões pouco acessíveis, abrangendo uma camada da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária.

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Biografia do Autor

Carla Netto, Pontifícia Universidade Católica do RS

P

Adriana Rivoire Menelli de Oliveira, PUCRS

Pesquisador em Educação

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Publicado

2011-09-22

Como Citar

Netto, C., & Rivoire Menelli de Oliveira, A. (2011). Equidade e Qualidade na Educação Superior no Brasil: o acesso por meio da Educação a distância. Educação Por Escrito, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/9038

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