As implicações das estratégias de motivação no Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em atividades da linguagem escrita em contexto digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41898

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Estratégias de mediação, Deficiência intelectual, Software educativo

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as implicações de estratégias de motivação desenvolvidas por quatro professoras do Atendimento Educacional Especializado para a implicação significativa de oito estudantes com deficiência intelectual na resolução de problemas em contexto de software educativo. A investigação de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação foi realizada em quatro escolas da rede municipal de Fortaleza. Foram realizados oito procedimentos de coleta de dados, contudo, para a análise, nos reportaremos aos dados referentes aos encontros de formação inicial, as 80 sessões de intervenções desenvolvidas nas SRM, e aos encontros de interação entre pesquisadores e professoras. Dentre as estratégias de mediação destacam-se aquelas sobre o apelo à motivação. Essa categoria apresentou baixa emergência nas primeiras sessões de intervenção, mas significativa progressão posterior. Por outro lado, as estratégias de motivação apresentavam implicações sobre os desempenhos dos alunos, de modo que esses não mais desistissem de realizar as atividades e se sentissem encorajados a se engajar na resolução dos problemas no software.

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Biografia do Autor

Camila Barreto Silva, Secretaria Municipal de Educação Fortaleza (SME), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; especialista em Educação Inclusiva pela Universidade 7 de Setembro (UNI7), em Fortaleza, CE, Brasil; pedagoga pela UFC, em Fortaleza, CE, Brasil; professora do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Fortaleza, CE, Brasil.

Rita Vieira de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia pela Université Laval, em Quebec, Canadá; pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual pela Universidade de Barcelona, em Catalunha, na Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, RN, Brasil.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Silva, C. B., & Figueiredo, R. V. de. (2021). As implicações das estratégias de motivação no Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em atividades da linguagem escrita em contexto digital. Educação Por Escrito, 12(1), e41898. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41898

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios