Itinerários de vida de estudantes universitários com deficiência

Um olhar sobre a educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41873

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Deficiência, Educação básica, Ensino superior

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da investigação que teve como principal objetivo compreender como os sujeitos com deficiência veem e percebem os movimentos em prol da educação inclusiva, bem como identificar quais suas perspectivas com relação à inclusão. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica a análise dos itinerários de vida de dois estudantes universitários com deficiência. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizada a partir de entrevistas com os dois sujeitos investigados e os dados coletados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, a partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica e dos estudos sobre defectologia de Vigotski. O estudo evidenciou os principais entraves e avanços no fazer inclusivo e as contribuições dos sujeitos para a qualificação das práticas inclusivas em educação. Os itinerários demonstram a superação do estereótipo de deficiente a partir do investimento nas interações sociais dos sujeitos. A partir da análise dos dados pôde-se observar ainda que o preconceito se apresenta como um dos principais entraves ao fazer inclusivo, o que por sua vez origina-se da falta de conhecimento e contato com as pessoas com deficiência. Por fim, ressalta-se que os estudantes com deficiência se mostram abertos ao debate e à construção de uma sociedade inclusiva e muito têm a nos dizer e a contribuir.

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Biografia do Autor

Moana Meinhardt, Universidade La Salle (Unilassale), Canoas, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle), em Canoas, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade La Salle (Unilassale), em Canoas, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Meinhardt, M. (2021). Itinerários de vida de estudantes universitários com deficiência: Um olhar sobre a educação inclusiva. Educação Por Escrito, 12(1), e41873. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41873

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios