Juventude e cultura digital

Notas de um diário etnográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40140

Palavras-chave:

etnografia, redes, tecnologia

Resumo

Estudo etnográfico realizado em uma escola municipal de Florianópolis-SC, durante o biênio 2018-2019. O artigo elege a etnografia educacional como campo de reflexão acadêmica e toma as tecnologias como tema de pesquisa. O objetivo geral do percurso foi compreender de que forma o jovem internauta utiliza as tecnologias ubíquas, bem como as transformações, oportunidades e tensões que essa conexão gera nas sociabilidades juvenis. A partir da longa descrição do lócus observado, o texto elucida possibilidades e desafios para realização de uma etnografia no espaço educacional. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações profundas que as tecnologias ubíquas vêm provocando nos modos de comunicação, produzir e receber informações. Diante de tal panorama, a educação é um elemento essencial para que o jovem infonauta possa desenvolver habilidades de interrogar e desafiar as representações preconceituosas, extremistas, bem como as violências simbólicas tecidas nas redes sociais digitais.

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Biografia do Autor

Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, SC, Brasil. Coordenador de Publicações no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. 

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Reis, V. (2022). Juventude e cultura digital: Notas de um diário etnográfico. Educação Por Escrito, 13(1), e40140. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40140

Edição

Seção

Artigos