Condições educativas na escola pública e privada de Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.38079

Palavras-chave:

Escola pública, Escola privada, Dualidade educacional, Qualidade na educação

Resumo

Objetivou-se compreender os fatores que influenciaram a transferência de alunos da rede pública para a rede privada de ensino na educação básica do município de Fortaleza-CE. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, foi desenvolvida mediante entrevista semiestruturada com seis mães de alunos que optaram por descontinuar a escolarização dos seus filhos na rede pública de ensino, matriculando-os em uma escola privada na periferia da capital cearense. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, para a qual emergiram três categorias: a) perfil das entrevistadas, que elucidou a baixa condição financeira de suas famílias e dificuldade para custear o ensino privado; b) motivações para a transferência, dentre elas o baixo rendimento na aprendizagem e a falta de qualidade da escola pública; e c) satisfação com a escola privada, decorrente do acompanhamento mais individualizado, maior interação da escola com a família e ensino melhor qualificado. Conclui-se que as precariedades da escola pública fazem com que famílias se sacrifiquem financeiramente para manter seus filhos estudando em escola privada.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Pesquisadora produtividade CNPq.

Roberta Araújo de Sousa, Instituto Psicopedagógico Raio de Luz, Fortaleza, CE, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Diretora do Instituto Psicopedagógico Raio de Luz, em Fortaleza, CE, Brasil.

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Fialho, L. M. F., Sousa, R. A. de, & Sousa, F. G. A. de. (2022). Condições educativas na escola pública e privada de Fortaleza-CE. Educação Por Escrito, 13(1), e38079. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.38079

Edição

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Artigos