Educação e migração haitiana: um estudo de caso a partir de Galtung e Fanon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36671

Palavras-chave:

Educação. Migração Haitiana. Violência. Ensino Médio. Inclusão.

Resumo

O trabalho aqui apresentado é resultado de um estudo de caso, realizado com duas jovens haitianas estudantes de Ensino Médio, que teve como objetivo analisar as diferentes expressões de violência de seus processos migratórios e seu cotidiano no Brasil. A análise qualitativa ocorreu através do software NVivo e considerou as interseccionalidades que emergiram e as correlações das violências (física, estrutural, cultural e psicológica) encontradas. Dentre as diferentes violências, que são aprofundadas nas concepções dos autores Johan Galtung e Frantz Fanon, apenas a física não está explícita nos resultados, mas até mesmo ela é problematizada. A pesquisa mostrou que escola pode, em certos casos, agravar as violências inerentes aos processos migratórios se não as discutir e invisibilizar a existência da diversidade em seu interior.

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Biografia do Autor

Lucas Rech da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Doutorando e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil). É Licenciado em Ciências Sociais - Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

da Silva, L. R. (2020). Educação e migração haitiana: um estudo de caso a partir de Galtung e Fanon. Educação Por Escrito, 10(2), e36671. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36671

Edição

Seção

Artigos