As Tecnologias Digitais e as Relações Interpessoais no Cotidiano das Instituições Educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36568

Palavras-chave:

Educação, Cotidiano, Tecnologias digitais, Relações interpessoais.

Resumo

Observa-se o crescente uso das tecnologias digitais por pessoas de diferentes idades e em diversos contextos. No cotidiano das instituições educativas, da educação básica ao ensino superior, as ferramentas digitais podem auxiliar o professor a promover uma aula mais significativa e interativa, assim como podem facilitar as relações interpessoais, promovendo espaços além da sala de aula. Este estudo tem por objetivo analisar a produção científica sobre o uso das tecnologias e o desenvolvimento das relações interpessoais no cotidiano das instituições educativas em pesquisas produzidas no Brasil, entre o período de 2015 a 2019. A metodologia utilizada se refere aos princípios de estado de conhecimento e tem como fonte principal a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. O corpus de análise constituiu-se por doze (12) dissertações e seis (6) teses, totalizando 18 produções. A partir da análise da bibliografia foram levantadas três categorias: uso das tecnologias digitais na aprendizagem dos estudantes; impacto das tecnologias digitais no cotidiano dos estudantes; formação de professores no cotidiano das instituições educativas. Os resultados apontam que as tecnologias digitais estão presentes desde muito cedo na vida de crianças e jovens, impactando nas suas relações interpessoais e na forma de verem o mundo. Foi possível compreender que a unidade educativa deve aproveitar as vantagens e potencialidades das tecnologias digitais, visando favorecer o desenvolvimento de aprendizagens significativas aos estudantes do Século XXI, preparando-os para atuar no mundo que o rodeia de maneira saudável e responsável.

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Biografia do Autor

Diana Leonhardt dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista CAPES.

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista CAPES

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

dos Santos, D. L., & Machado, K. G. W. (2020). As Tecnologias Digitais e as Relações Interpessoais no Cotidiano das Instituições Educativas. Educação Por Escrito, 10(2), e36568. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36568

Edição

Seção

Artigos