Teoria do conhecimento de John Dewey e o lugar do professor no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.35142Palavras-chave:
Educação, Experiência, Essência humana, Teoria e práticaResumo
O presente artigo tem como objetivo desvelar o lugar do professor no processo educativo a partir das reflexões teóricas de John Dewey (1859-1952), apresentando a teoria do conhecimento desse autor, a sua concepção acerca da essência humana, e a relação entre teoria e prática no contexto educacional e social. Para tal, realizou- se uma revisão teórica, através de uma pesquisa bibliográfica situada, não sistemática (COOPER, 1998). Identificou-se nos princípios norteadores desse filósofo que o lugar do professor em um processo educativo, onde o ensino é inclusivo e a escola é ativa, é auxiliar a condução do aluno conforme a complexidade da sociedade, buscando habilitá-lo para desenvolver a consciência e adquirir condições para superar os desafios apresentados na convivência social. Ao professor concerne o desafiador papel de, simultaneamente, oferecer auxílio ao aluno, apresentando-lhe a realidade do mundo circundante, e permitir que ele busque caminhar independentemente, construindo o seu próprio ser. Essas características demandam por um professor que não mais mantenha uma postura fundamentalmente autoritária, que transmita o saber por meio de uma aula intelectualista, controlando a aprendizagem de procedimentos específicos pelos alunos, mas que oriente e modere os processos em sala de aula, e que seja um incentivador das atividades escolares e do espírito democrático.
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