O Impacto do bullying no ambiente escolar

Danos psicológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.32576

Palavras-chave:

Bullying, Danos psicológicos, Escola, Intervenção terapêutica

Resumo

O objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão do fenômeno bullying no ambiente escolar e entender quais são os danos psicológicos provocados por essa prática. Como metodologia, foi realizada revisão bibliográfica, utilizando artigos e revistas publicados a partir do ano de 2007, tendo como base de dados o Scientific Electronic Library Online (Scielo), a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a Biblioteca Virtual emSaúde (BVS), livros da Biblioteca da Universidade La Salle e acervo pessoal. A partir da revisão bibliográfica, os achados das pesquisas foram classificados deacordo com o tema investigado e os aspectos metodológicos categorizados. Osprincipais tópicos abordados no artigo foram a conceituação do tema, o perfil dos agressores, os danos emocionais e psicológicos causados pela prática e deque forma a psicologia pode intervir nesse contexto.

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Biografia do Autor

Cadigia Candida Perin, Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas, RS, Brasil.

Psicóloga e Psicopedagoga pela Universidade La Salle (Unilasalle), em Canoas, RS, Brasil.

Lúcia Belina Rech Godinho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, RS, Brasil. Psicoterapeuta de orientação Psicanalítica.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

Perin, C. C., & Godinho, L. B. R. (2020). O Impacto do bullying no ambiente escolar: Danos psicológicos. Educação Por Escrito, 11(2), e32576. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.32576

Edição

Seção

Artigos