As novas tecnologias e o ensino de História como temática de pesquisas nas universidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32142

Palavras-chave:

Novas Tecnologias, Ensino de História, Estado da Arte, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Portal de Periódicos da CAPES

Resumo

A presença das novas tecnologias na sociedade e na educação tem encetado uma era de incertezas, imprevisibilidades e mudanças. No ensino de História, não é diferente, o que demanda um repensar sobre a metodologia usada nas aulas, bem como o papel do professor e do aluno nesse contexto. Este estudo constitui, portanto, um estado da arte, pesquisa cujo fim é realizar um mapeamento das produções acadêmicas que abordam o uso das novas tecnologias no ensino de História, revelando o que está sendo produzido nos últimos anos sobre este tema, buscando identificar tanto as tendências investigativas a ele concernentes como as principais contribuições e lacunas nesse campo teórico. Para isso, realizou-se uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e outra no Portal de Periódicos da CAPES, seguidas da descrição analítica dos dados ali encontrados. Os resultados visibilizam lacunas informacionais nos títulos e resumos; preocupação em buscar modos de inovar o ensino de História, via inserção das tecnologias na prática pedagógica; emergência do tema pesquisado como tendência investigativa, com a predominância da internet e seus recursos; e, apesar disso, uma produção e divulgação incipientes nessa área temática, havendo necessidade de estimular a pesquisa e a produção nesse campo.

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.

Professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Imagens e Ensino. percepções, métodos e fontes (CNPq). Membro do Athens Institute for Education and Research (ATINER) e do Athens Center for Classical & Byzantine Studies (Atenas, Grécia). Integrante do Comitê Científico das Revistas: Fogón-Revista de Estudios de las Tradiciones (Chile) e Revista Contraponto do PPGHB (UFPI). Pós-Doutorado em História pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES/UFPR (2015-2017). Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013); Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010).Especialização em Teologia Bizantina, pela Θεολογική Σχολή Αγίων Κυρίλλου και Μεθοδίου - Grécia (2001). Especialização em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Possui Licenciatura em Filosofia pela UNIFEBE (1991) e Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano (2018).

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.

Mestra em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professora do Núcleo Tecnológico Educacional Jerônimo Rosado (NTE) e do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) de Mossoró-RN, ministrando cursos de formação para a inserção das Tecnologias na Educação aos professores da rede pública da Educação Básica do RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educativa, em línguas (Inglês e Português) e em EaD.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Tamanini, P. A., & Souza, M. do S. (2019). As novas tecnologias e o ensino de História como temática de pesquisas nas universidades brasileiras. Educação Por Escrito, 10(1), e32142. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32142

Edição

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Artigos