Fatores que dificultam e favorecem Práticas inovadoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Ceará

Autores

  • Maria Adriana Borges dos Santos Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.
  • Vanessa Carvalho Forte Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31562

Palavras-chave:

Prática Inovação, Formação de Professor, Pibid

Resumo

O objetivo é analisar fatores que favorecem e dificultam Práticas inovadoras na formação do professor supervisor no Programa Pibid no Ceará. A pesquisa caracteriza-se com enfoque qualitativo de natureza exploratória, compreendida entre 2012 a 2016. Contamos com a participação de 30 professores supervisores, por meio de entrevista semiestruturada para coletar os dados. Com os resultados constatamos que: as Práticas inovadoras são diversificadas e flexíveis indicando redirecionamento da forma de ensino. No entanto, a falta de infraestrutura e de materiais dificulta a ocorrência de Práticas inovadoras; em contra partida, a formação ocasionada pela experiência no Pibid é destacada como principal elemento que favorece as Práticas inovadoras. Portanto, o Programa apresenta-se como proposta inovadora para os professores supervisores promovendo melhorias no contexto escolar e na formação continuada dos mesmos. Sugerimos que este Programa seja uma política permanente, mantendo o elo entre a universidade e a escola, favorecendo a formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adriana Borges dos Santos, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.

Doutoranda e Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista CAPES/BRASIL. Professora da Educação Básica no Município de Maracanaú-CE

Vanessa Carvalho Forte, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.

Doutoranda e Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora da Educação Básica no Município de Fortaleza-CE.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professora Assistente (UECE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina (UECE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.

Pós-Doutorado no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará  (UECE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Referências

ANJOS, A. M. T.; FALCÃO, G. M. B.; RODRIGUES, C. S. D. A docência e o Pibid: concepções de professoras as Educação Básica da região carirense. In: FARIAS, I. M. S.; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. (Orgs.). Aprender a ser professor: aporte de pesquisa sobre o Pibid. Jundiaí: Paco Editora, 2015.

BRASIL. Iniciação à Docência. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: Poder Executivo, Brasília/DF, 24 jun. 2010. Disponível em:

<https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/DecretoPibid_240610.pdf >.

Acessado em: 20 dez. 2015.

¬BRASIL. Edital nº 007/2014 – Reitoria/ MEC/UECE. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Edital de seleção de bolsista de supervisão. Universidade Estadual do Ceará, 2014.

DEMO, P. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006.

FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Líber Livro, 2006.

FERREIRA, A. M. A inovação nas políticas educacionais no Brasil: Universidade e formação de professores. 305f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Um estudo avaliativo do Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - Pibid. / GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A.; GIMENES, N. A. S.; FERRAGUT, L. Pesquisadores. – São Paulo: FCC/SEP, 2014.

MESSINA, G. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 225-23, 2001.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In.: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

THERRIEN, J. Pedagogia: definição de um cargo profissional de conhecimento. In: ALBUQUERQUE, L. B. (Org.). Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidade em transição. 1. ed. Fortaleza: Editora UFC, v.1, p. 290-304, 2005.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Santos, M. A. B. dos, Forte, V. C., Nóbrega-Therrien, S. M., & Ferreira, H. S. (2019). Fatores que dificultam e favorecem Práticas inovadoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Ceará. Educação Por Escrito, 10(1), e31562. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31562

Edição

Seção

Artigos