O impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar: um estudo realizado na Escola do I Ciclo Elimabe I em Malanje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.29762

Palavras-chave:

Aluno. Ensino. Aprendizagem. Família. Educação.

Resumo

A família é o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem, pelo facto de ser a célula básica da sociedade e o local onde o educando passa maior tempo durante todo o acto da sua formação académica e social. A família, deve ser chamada para participar de forma reciproca na construção de um novo ser para o mundo, pois que a sociedade faz-se por consensos, esta participação provocará impacto na gestão do processo de ensino e aprendizagem. O educando, é aquele que terá a missão fundamental de assumir diferentes papéis para o desenvolvimento sustentável e integral da sociedade por todas as suas vertentes. A escola, deve promover uma gestão participativa, fazendo com que a família participe na gestão do processo educatico do aluno, garantido deste modo a qualidade do ensino. Este artigo, tem como objectivo geral abordar aspectos ligados ao grau de participação da família e o papel na gestão escolar como no rendimento das aprendizagens dos educandos. Seleccionamos as técnicas de entrevista e questionário, a metodologia é qualitativa com a amostra de 48 sujeitos, entre eles: director, professores, alunos pais e encarregados de educação, extraído num total da população de 211 elementos.

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Biografia do Autor

João Isarael Cabamba, Universidade de Sevilha (US), Sevilla

Doutorando em Educação da Universidade de Sevilha, US, Sevilha, Espanha. Professor e Pesquisador da Escola Superior Politécnica de Malanje (ESPM).

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Cabamba, J. I. (2020). O impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar: um estudo realizado na Escola do I Ciclo Elimabe I em Malanje. Educação Por Escrito, 10(2), e29762. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.29762

Edição

Seção

Artigos