O impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar: um estudo realizado na Escola do I Ciclo Elimabe I em Malanje

Palavras-chave: Aluno. Ensino. Aprendizagem. Família. Educação.

Resumo

A família é o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem, pelo facto de ser a célula básica da sociedade e o local onde o educando passa maior tempo durante todo o acto da sua formação académica e social. A família, deve ser chamada para participar de forma reciproca na construção de um novo ser para o mundo, pois que a sociedade faz-se por consensos, esta participação provocará impacto na gestão do processo de ensino e aprendizagem. O educando, é aquele que terá a missão fundamental de assumir diferentes papéis para o desenvolvimento sustentável e integral da sociedade por todas as suas vertentes. A escola, deve promover uma gestão participativa, fazendo com que a família participe na gestão do processo educatico do aluno, garantido deste modo a qualidade do ensino. Este artigo, tem como objectivo geral abordar aspectos ligados ao grau de participação da família e o papel na gestão escolar como no rendimento das aprendizagens dos educandos. Seleccionamos as técnicas de entrevista e questionário, a metodologia é qualitativa com a amostra de 48 sujeitos, entre eles: director, professores, alunos pais e encarregados de educação, extraído num total da população de 211 elementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Isarael Cabamba, Universidade de Sevilha (US), Sevilla

Doutorando em Educação da Universidade de Sevilha, US, Sevilha, Espanha. Professor e Pesquisador da Escola Superior Politécnica de Malanje (ESPM).

Referências

AKÇALI, Aslı Avci; DEMİRCİOĞLU, İsmail Hakkı. Opinions of Pre-service Social Studies Teachers about Using Historical Environment. Turkey, 2016. p. 39.

ARANILLA, Louis et al. Dicionário da Pedagogia. 2. ed. 2013. p. 464.

DELGADO, Verónica Cobano. Parent Participation in the Spanish School System: School Councils. Periódico(HS Admin), v. 8, n. 11, p. 156, 2015. https://doi.org/10.5539/ies.v8n11p156

DINALLO, Anna Marie. Social and Emotional Learning with Families. Periódico (Journal of Economic Literature), México, v. 5, n. 4, p. 147-148, 2016. https://doi.org/10.5539/jel.v5n4p147

DUNST Carl J.; BRUDER, Mary Beth; ESPE-SHERWINDT, Marilyn. Family Capacity-Building in Early Childhood Intervention: Do Context and Setting Matter, 2014.

ER, Harun. The Impact of Teaching the Subjects under “Science in Time” Unit in the Social Studies Class in the 7th Grade Using Jigsaw Technique on the Academic Success of the Students. Turkey, 2017. p. 838. https://doi.org/10.13189/ujer.2017.050516

JOE, J. Richelle. Family Matters: An Investigation of Family Coursework in School Counseling Programs. Florida: Pamela, 1973. p. 1, 3.

LASATER, Kara. Parent: Teacher Conflict Related to Student Abilities: The Impact on Students and the Family. School Partnershi School Community Journal, v. 26, n. p. 237-239, 2016.

LOCH, Ulrike. The Family as a Place of Education. Between a School – Centred Focus on Education and Family Needs, Austria, v. 6, n. 4, p. 93, 2016.

MENEZES, M. Azancot de. Reflexões sobre educação. Angola: Mayamba Editora, 2010. p. 58.

NADIR, Ural; AKTAN, Mehmet Can. Social justice education and school social work in Turkey. Turquia, 2015. p. 217-218.

O’DONNELL, Julie; KIRKNER, Sandra L. The Impact of a Collaborative Family Involvement Program on Latino Families and Children’s Educational Performance. School Community Journal, v. 24, n. 1, p. 211, 2014.

PASO, Chalad; CHANTARASOMBAT, Chalard; TIRASIRAVECH, Watanachai. Strengthening Teacher’s Learning Management for Self-Reliance of Students in Thai Secondary School. Periódico, v. 10, n. 3, p. 165, 2017. https://doi.org/10.5539/ies.v10n3p165

PRIEST, Kerry L.; SAUCIER, Donald A. Exploring Students’ Experiences in First-Year Learning Communities from a Situated Learning Perspective, Gregory Eiselein Kansas State University. Periódico, v. 28, n. 3, p. 361, 2016.

QUEZADA, Maria S. Strengthening Relationships with Families in the School Community: Do School Leaders Make a Difference. INSPIRE at the California Association for Bilingual Education, 2016.

QUIGNEY, Theresa A. Transition to Post-secondary Life for Students with Disabilities: Promoting Student Success. Cleveland State University, 2017. https://doi.org/10.4324/9781315813820

REDONDO, Rocío Espinar; MARTÍN, José Luis Ortega. Motivation: The Road to Successful Learning. Periódico (Profile: Issues Teach. Prof. Dev.), Spain, v. 17, n. 2, p. 125, 2015. https://doi.org/10.15446/profile.v17n2.50563

SCHULZE, Salomé. Family experiences, the motivation for science learning and science achievement of different learner groups. South Africa Journal of Education, v. 37, n. 1, 2017. https://doi.org/10.15700/saje.v37n1a1276

UMPSTEAD, Regina et al. School Choice in Spain and the United States: a Comparative Study. 2016. p. 84 e 86.

USLU, Fátima; GIZIR, Sıdıka. School Belonging of Adolescents: The Role of Teacher – Student Relationships, Peer Relationships and Family Involvement. 2016. p. 63, 66 e 68.

YOLCU, Hüseyin. Parents’ Voluntary Contributions to Primary Schools, Which Are Not Directly Monetary, 2013. p. 227-228.

ZHI-GUO, Wang. Current situation of student network morale. 2010. p. 44.

Publicado
2020-04-22
Como Citar
Cabamba, J. I. (2020). O impacto da participação dos pais e encarregados de educação na gestão escolar: um estudo realizado na Escola do I Ciclo Elimabe I em Malanje. Educação Por Escrito, 10(2), e29762. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.29762
Seção
Artigos