Afinal, para que servem a história e a filosofia da biologia?

Autores

  • Pâmela Ziliotto Sant'Anna Flach Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23151

Palavras-chave:

história da ciência e da biologia, filosofia da ciência e da biologia, ensino.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a seguinte questão: afinal, para que serve a história e a filosofia da biologia, levando em conta a aprendizagem e o ensino da ciência biológica na escola básica. Para isso, apresentamos uma revisão teórica acerca dos elementos da história da ciência, como o reducionismo, que influenciaram a constituição da biologia enquanto ciência e também elementos históricos da construção da teoria da evolução biológica. Tal discussão justifica-se tendo em vista que a biologia, campo florescente de investigação, de pesquisas e descobertas, não raro, é ensinada e aprendida na escola como uma ciência a-histórica, estática e descontextualizada. Argumentamos que a teoria da evolução, ao estabelecer uma relação entre os diversos campos da biologia, representa a possibilidade de promover o ensino menos fragmentado dessa ciência juntamente com uma visão integrada dos processos que constituem a vida. A história e a filosofia contribuem para que se reconheça a biologia como uma ciência autônoma, com métodos e princípios diferentes das outras ciências naturais e para que os alunos consolidem uma compreensão sistêmica dos fenômenos biológicos, possibilitando que o conhecimento construído seja mobilizado de maneira significativa na proposição de soluções, ideias, explicações para os fenômenos do cotidiano.

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Biografia do Autor

Pâmela Ziliotto Sant'Anna Flach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação em Ciências pela mesma universidade. Professora no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Frederico Westphalen.

José Claudio del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em ensino de química pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Programa de Pós-graduação em Química, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Flach, P. Z. S., & del Pino, J. C. (2016). Afinal, para que servem a história e a filosofia da biologia?. Educação Por Escrito, 7(2), 236–252. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23151