Estado de conhecimento da pesquisa acadêmica sobre o aluno adulto da educação de jovens e adultos (2011-2014)

Autores

  • Fernanda de Brito Kulmann Conzatti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-1693-1937
  • Tárcia Rita Davoglio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21385

Palavras-chave:

estado de conhecimento, educação de jovens e adultos, aluno, adulto, banco de teses.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica objetivou construir o estado de conhecimento das produções acadêmicas realizadas com alunos adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponíveis no Banco de Teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), entre 2011 e 2014, visando responder a questão norteadora “O que as pesquisas têm revelado sobre o aluno adulto da Educação de Jovens e Adultos?”. Foram definidos os descritores “educação de jovens e adultos” e “adultos” para as buscas iniciais, filtradas pelo ano e aplicados critérios de inclusão a partir da leitura flutuante do material recuperado. O corpus textual selecionado, composto por 12 publicações, foi sistematizado por data da defesa, título, autor, palavras-chave e linha de pesquisa e categorizado por temáticas, originando uma categoria específica. A posterior análise de conteúdo apontou que a maioria do público adulto da EJA é proveniente do campo e periferia das cidades, com histórias de luta pela subsistência, dificuldades de acesso e permanência na escola, além de trabalhar durante a infância e a adolescência. A busca pela transformação e pela afirmação de seus direitos na sociedade mostrou ser um dos motivos que os impulsionam a retornar aos bancos escolares. Apesar das buscas limitadas a dois bancos de dados, constatamos por meio deste estudo que as pesquisas voltadas ao público adulto aluno da EJA ainda são reduzidas, demandando novas perspectivas que extrapolem o entendimento da EJA como uma modalidade compensatória de Educação.

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Biografia do Autor

Fernanda de Brito Kulmann Conzatti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Tárcia Rita Davoglio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia. Professora colaboradora e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES – Edital DOCFIX da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenadora do grupo de pesquisa Psicologia Aplicada: Pessoa e Contextos. 

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Publicado

2016-04-18

Como Citar

Conzatti, F. de B. K., & Davoglio, T. R. (2016). Estado de conhecimento da pesquisa acadêmica sobre o aluno adulto da educação de jovens e adultos (2011-2014). Educação Por Escrito, 7(1), 59–73. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21385

Edição

Seção

Artigos