Tecnologias digitais na pós-graduação: leitura, escrita e discussões online

Autores

  • Bárbara Burgardt Casaletti Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Carla Spagnolo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Shirley Sheila Cardoso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo busca ampliar a discussão em torno do tema das tecnologias digitais na pós-graduação. Parte de uma breve fundamentação acerca da importância da leitura na educação básica, uma vez que essa é responsável pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas leitoras, bem como pelo gosto pelo hábito de ler. A temática é discutida à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e encontra apoio teórico em Palloff e Pratt (2013), Kearsley (2012), Faria (2009), Grillo e Gessinger (2008), Kenski (2000). O trabalho apresenta, ainda, proposições do uso das ferramentas digitais como potencializadora de estudo e propulsora de novas habilidades de ler e escrever no ambiente virtual. Esclarece que as tecnologias digitais e as ferramentas online podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem na pós-graduação, tendo em vista que professores e alunos da contemporaneidade estão conectados em rede. Além disso, anuncia que essas tecnologias podem interferir, positivamente, potencializando a leitura, a comunicação e a interação, por intermédio das trocas feitas por meio de mensagens eletrônicas, pelos ambientes virtuais de aprendizagem e, também, pelas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Burgardt Casaletti, Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Carla Spagnolo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Shirley Sheila Cardoso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2014-01-09

Como Citar

Casaletti, B. B., Spagnolo, C., & Cardoso, S. S. (2014). Tecnologias digitais na pós-graduação: leitura, escrita e discussões online. Educação Por Escrito, 4(2), 191–203. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/15905

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)